Secretaria Municipal de Cultura

Dia de São João tem programação diversificada no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão

24/06/2022 09h06 - Atualizada em 25/06/2022 13h07

O Dia de São João será comemorado com uma programação diversificada no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, uma promoção da Prefeitura de São Luís. Nesta sexta-feira (24), tem as apresentações do Coral Libras, da Unidade de Educação Básica Escola Bilíngue, dança Coco Pirinã, grupo Piaçaba, boi da Madre Deus, show com Rosa Reis, boi Famosão de São João, de Humberto Campos, cacuriá do Jhon e bois Pirilampo e de Axixá.

"Essa sexta no Arraial da Cidade vai ser abençoado por São João. O público vai viver as emoções do santo junino com uma noite cheia de atrações, em um ambiente seguro e confortável como a Praça Maria Aragão ", destaca o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

O mais famoso entre os três santos de junho, tanto que as festas juninas levam o seu nome, São João é tido como o santo mais próximo de Cristo, já que era seu parente de sangue e o batizou às margens do rio Jordão. Além de São João, também são celebrados em junho Santo Antônio (13), São Pedro (29) e São Marçal (30). As festas juninas têm origem pagã e foram, posteriormente, ressignificadas pela igreja com um caráter religioso.

Um exemplo da diversidade folclórica das festas juninas pôde ser visto no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, na quinta-feira (23), quando se apresentaram a Dança do Lelê, cacuriá Libertos na Noite, quadrilha Asa Branca, show com Gabriel Melônio, bois Mocidade de Pinheiro, Barrica e Meu Tamarineiro. O arrasta-pé rolou solto no Barracão do Forró, com as bandas Trio Mandacarú e Bom Demais.

Com 40 anos de existência, a quadrilha Asa Branca foi fundada no bairro da Liberdade. A universitária Maysa Castro, 19 anos, representa a noiva e se apresenta com o noivo, o empresário Akil Kafelli, 26 anos. Maysa Castro conta que São João é algo de família. "É uma forma de manter viva a tradição. Meu pai participa do grupo desde quando iniciou, porque a Asa Branca se reúne na rua onde ele morava, na Liberdade. Há três anos, danço na quadrilha", explica.