Projetos e Ações
Início » Projetos e Ações » Projetos Especiais » Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga

Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga

A Prefeitura de São Luís, através do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, oferece cursos de capacitação profissionalizantes de Caldeiraria, Maçarico e Soldagem aos moradores do eixo Itaqui-Bacanga. Os cursos foram escolhidos a partir de pesquisa realizada para conhecimento das áreas de maior demanda de mão de obra pelos empregadores na região.

Os cursos são ofertados com um total de 260 vagas divididas em 13 turmas. O processo de capacitação está alinhado com as políticas de governo incentivadas pelo prefeito Edivaldo para geração de emprego e renda para a população de São Luís. 

O profissional de caldeiraria é muito requisitado pela indústria e trabalha na área de montagem industrial de estruturas, desenho, corte e dobras de chapas. Esse profissional é inserido tanto pela indústria metalúrgica, petroquímica quanto pela engenharia civil. As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde e tem carga horária de 160h. A primeira turma foi formada por alunos da Vila Ariri, Anjo da Guarda e Mauro Fecury.

Já o curso de Maçarico é oferecido com turmas nos turnos vespertino e matutino. Nestas primeiras turmas, serão atendidos moradores da Vila Nova, Anjo da Guarda e Vila Mauro Fecury. Em novembro serão abertas duas novas turmas destinadas a moradores dos bairros São Raimundo, Vila Embratel e Sá Viana. O cursos tem carga horário de 40h.

As aulas de Solda Eletrodo Revestido tem carga horária de 160h. Também serão oferecidas 20 vagas em dois turnos, matutino e vespertino. A formação beneficiará moradores dos bairros Anjo da Guarda, Mauro Fecury, Vila Nova e São Raimundo.

O Senai foi contratado para realizar a formação dos alunos. As aulas serão ministradas nas comunidades, em espaços escolhidos pela coordenação do projeto em conformidade com as condições de segurança e higiene. O Senai disponibilizará nestes espaços a estrutura necessária para realização das aulas.

Monitoramento da qualidade das águas

A Prefeitura de São Luís, através do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, deu início ao monitoramento da qualidade das águas do Lago do Bacanga, bem como a elaboração do Plano de Monitoramento e Controle Ambiental. Os estudos servirão como subsídios analíticos para acompanhamento dos impactos ambientais positivos e negativos das atividades desenvolvidas ao longo da Bacia Hidrográfica.


Leia mais sobre Projetos Especiais