Projeto de Reciclagem de Pneus

Os pneus são recolhidos das ruas, terrenos baldios e de pequenos geradores como borracharias, oficinas de lanternagens e empresas de transportes. Depois o material é ecologicamente reutilizado, sem oferecer danos ao meio ambiente e evitando o armazenamento inadequado, que provoca o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em média, 7 mil pneus são retirados mensalmente das vias urbanas da cidade. Nos últimos dois anos, foram recolhidos aproximadamente 115 mil pneus. Por meio de parceria, todo o material é reaproveitado pela Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio prevê que os pneus coletados sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Sobral (CE).

O recolhimento de pneus inservíveis para o reaproveitamento contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da saúde pública. A queima dos pneus dispostos inadequadamente produz um resíduo oleoso que contamina o solo e o lençol freático, além de intensa fumaça preta contendo produtos químicos responsáveis pela poluição do ar. A borracha vulcanizada que compõe o pneu demora cerca de 600 anos para se decompor.

Por este projeto a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), recebeu o troféu Destaque Ambiental de 2014. A homenagem foi realizada durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2014, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).