Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de São Luís - MA e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
25
25 MAI 2026
Prefeitura de São Luís realiza encontro para formação em educação patrimonial para professores da rede municipal
receba notícias


A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), iniciou, nesta segunda-feira (25), no Espaço Cultural Humberto de Maracanã – Complexo Trapiche Santo Ângelo, o segundo encontro formativo para implementação do projeto didático do programa “O Patrimônio nas Escolas”. Participam dessa ação, educadores de história, arte e geografia do 6º ao 9º ano e do EJA. O evento segue nesta terça-feira (26), com oficinas para professores de geografia.

O encontro formativo é uma ação pedagógica desenvolvida pela Fumph e Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltada à capacitação permanente de toda comunidade escolar da rede municipal para o trabalho com a educação patrimonial em sala de aula. 

A programação envolve encontros pedagógicos, palestras, oficinas, materiais didáticos, visitas técnicas e atividades interdisciplinares que auxiliam os professores a relacionarem o patrimônio cultural de São Luís com os conteúdos curriculares. 

O objetivo da formação continuada é fortalecer a compreensão dos professores sobre o patrimônio cultural de São Luís em suas dimensões material e imaterial, ampliando o olhar pedagógico para além da valorização do Centro Histórico. A formação busca capacitar os educadores para trabalhar, em sala de aula, temas relacionados às lendas maranhenses, à gastronomia tradicional, às manifestações culturais populares, aos saberes, fazeres e modos de vida que constituem a identidade ludovicense, estimulando práticas educativas interdisciplinares que despertem nos estudantes o sentimento de pertencimento, memória e valorização da cultura local.

Alcance



O Programa Continuado de Educação Patrimonial “O Patrimônio nas Escolas” já alcança 217 unidades de ensino e cerca de 80 mil estudantes da rede municipal, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 2º segmento, promovendo o fortalecimento do sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio cultural da cidade. O programa será ampliado com material didático que será distribuído para o infantil e os anos iniciais do 1º ao 5º ano. 

“Este programa é inédito no Brasil. Já fizemos a formação dos professores de história, arte, geografia, língua portuguesa, dos gestores, professores de suporte pedagógico e dos técnicos de acompanhamento para receberem a coleção de livros do patrimônio nas escolas. Mas o programa não tem só a coleção de livros, tem várias ações como, por exemplo, o Passaporte Cultural, concurso artístico e literário Patrimônio em Contos e Desenhos e a ação O Patrimônio vai à escola”, enumerou a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa, presente na abertura do evento.

Para a professora de arte, Indira Luna, a implementação do projeto didático nas escolas contribuirá diretamente para a formação de agentes multiplicadores da cultura popular maranhense.

“A gente precisa trabalhar com os nossos alunos a ideia de pertencimento para que eles conheçam a nossa cidade, entendam como a gente compõe a cultura, quais são esses agentes formadores, de que nós somos feitos. Tudo isso é de muita importância para que eles possam se entender enquanto pessoas na sociedade”, ressaltou a educadora.
Galerias de Fotos Vinculadas
26/05/2026
Prefeitura de São Luís realiza encontro para formação em educação patrimonial para professores
Ver Mais Fotos
Seta