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Secretaria Municipal de Segurança Alimentar - SEMSA
Atualizado em: 15/09/2025 às 00h10
Perguntas Frequentes - SEMSA
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1. Quem pode ser atendido pela SEMSA?

Famílias em situação de insegurança alimentar, com baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

2. Quais serviços estão disponíveis?

• Concessão de cestas básicas

• Programas de educação alimentar e nutricional

• Apoio à agricultura familiar

• Avaliação nutricional

3. Como posso me cadastrar para receber alimentos ou participar dos programas?

Você pode procurar a sede da Secretaria para acessar os serviços. Em alguns casos, o cadastro também pode ser feito em ações itinerantes ou em parceria com outras Secretarias ou associações comunitárias.

4. Sou agricultor familiar. Posso vender meus produtos para a Prefeitura?

Sim. A Secretaria mantém programas de compra direta da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Para participar, é preciso estar atento a publicação do edital de Chamamento público e realizar a inscrição conforme edital.

 

5.  A Secretaria oferece oficinas e cursos?

Sim! Promovemos oficinas de educação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, comidas típicas, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos – BPMA e outros. A solicitação dos cursos é feita via Ofício endereçado a Secretaria.