Instituto de Previdência e Assistência do Município

Ipam implementa medidas que otimizam concessões de benefícios a servidores municipais 

09/03/2021 12h56 - Atualizada em 12/03/2021 14h07
Secom

O Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís (Ipam) concedeu a primeira aposentadoria iniciada e concluída durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. Iniciado em 25 de janeiro, o processo foi concluído em 40 dias e é resultado das mudanças no fluxo processual do órgão e de medidas que colaboram com a desburocratização dos trâmites para a concessão do benefício. 

Seguindo a orientação do prefeito Eduardo Braide, a presidente do Ipam, Nádia Quinzeiro, determinou que o tempo máximo para conceder o benefício é de 90 dias. Este primeiro finalizado em menos de 50% do prazo estipulado. 

"Estou muito feliz por, em pouco mais de dois meses de gestão e, em menos de 45 dias, desde a entrada do processo, o Ipam conseguir conceder a primeira aposentadoria iniciada e concluída em 2021. Essa é a meta, fruto das medidas adotadas aqui e orientadas pelo prefeito Eduardo Braide”, avaliou a presidente do Ipam, Nádia Quinzeiro. 

A maioria dos processos de concessões de benefícios levavam muito mais de 12 meses. A partir da implementação da nova metodologia de trabalho, o órgão irá manter o cumprimento da rotina administrativa para garantir o benefício ao segurado com o mínimo de prazo possível. 

De janeiro até agora, a Prefeitura já abriu um total de 120 processos de benefícios e garantias aos servidores, sendo 92 de aposentadorias e 28 de pensão por morte, em andamento no Ipam. “A partir de fevereiro, com a adoção do novo fluxo processual, o órgão passou a garantir agilidade na concessão dos benefícios. Com esse compromisso, todos nós do Ipam temos trabalhado para minimizar tempo de espera e, ao mesmo tempo, assegurar o direito ao servidor e, em casos de pensão por morte, dos familiares”, destacou a presidente