Instituto de Previdência e Assistência do Município

Ipam suspende temporariamente prova de vida de aposentados e pensionistas como medida de prevenção à Covid-19

16/02/2021 13h50 - Atualizada em 19/02/2021 20h30

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), informa que estão suspensas temporariamente as provas de vidas para aposentados e pensionistas que fazem aniversário entre os meses de fevereiro e junho deste ano. Por este motivo, não haverá bloqueio dos créditos ou suspensão dos benefícios por falta da comprovação de vida/2021. A medida, que é uma forma de prevenção à Covid-19, foi determinada pelo prefeito Eduardo Braide e regulamentada pela portaria nº 147/2021 para se somar a outras ações municipais que estão sendo realizadas no enfrentamento à Covid.

“Neste momento em que o município atravessa com novos casos da Covid, estamos orientando o segurado para a desobrigação de fazer a prova de vida e deixando bem claro que não haverá suspensão do pagamento. Há esse cuidado com os beneficiários na prevenção à Covid e também na garantia do pagamento dos proventos, de acordo com a determinação do prefeito Eduardo Braide”, afirmou a presidente do Ipam, Nádia Quinzeiro, complementando que a partir de junho será firmado um acordo de cooperação para que o segurado, ao sacar seu dinheiro usando a digital, já sirva como a comprovação de vida. Os detalhes estão sendo ajustados junto às instituições financeiras.

A prova de vida consiste num processo em que o segurado comparece ao Ipam ou recebe a visita da equipe do órgão para realizar a atualização de dados cadastrais e, consequentemente, a comprovação de vida.

Ipam durante a pandemia

O atendimento ao público no Ipam, durante a pandemia, está sendo de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. É possível realizar o agendamento ou tirar dúvidas por meio do telefone (98) 981245088 ou do e-mail: cobep.ipam2021@gmail.com.

O órgão está seguindo todas as orientações das autoridades em saúde, como disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara, higienização dos setores, aferição de temperatura, mantendo o distanciamento social.