Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural

Informações sobre o Instituto

O Instituto da Cidade é uma autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN). Foi criado originalmente como Instituto de Pesquisa e Planejamento do Município – IPLAM pela mesma lei de criação do Plano Diretor de São Luís de 1992 (Lei no 3.252/92).

Permaneceu com este nome por 13 anos, quando em 2005, após reforma administrativa municipal passou a se chamar Instituto de Pesquisa e Planificação da Cidade - IPPC. Em 2006 coordenou a revisão do Plano Diretor de São Luís, através de um processo participativo, obedecendo aos princípios e diretrizes do Estatuto da Cidade.

Após a revisão do Plano, o Instituto iniciou uma nova fase administrativa em 2007, quando finalmente foi aprovada a nomenclatura atual - Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural - INCID.

Visão

Alcançar eficiência e eficácia na realização de suas funções e ser referência de excelência na pesquisa e planejamento territorial da Região Meio-Norte.

Missão

O Instituto da Cidade tem como missão coordenar e executar o processo de planejamento e monitoramento do desenvolvimento urbano da cidade, compatibilizando as ações do Município às da Região Metropolitana na condução do desenvolvimento sustentável, através da elaboração de pesquisas, cenários, planos, projetos e programas.