Hospital Municipal Djalma Marques

Prefeito Eduardo Braide entrega ALA D e setores do Socorrão 2 requalificados

06/05/2023 18h07 - Atualizada em 29/05/2023 19h07
Secom

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou, neste sábado (6), quatro novos setores do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2). A entrega é resultado da segunda etapa das obras de reforma estrutural na unidade, iniciadas ainda no ano passado com a requalificação da Ala C.

Os serviços são realizados por meio das secretarias Municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).

“O Socorrão 2 é o maior hospital de Urgência e Emergência do Maranhão e, aqui, fazemos o atendimento de 4.500 pacientes por mês, pessoas de São Luís e de mais de 120 municípios do interior. Iniciamos com coragem, desde o ano passado, a reforma deste hospital, uma reforma que tem que acontecer sem parar os atendimentos, por isso ela está sendo feita por etapas. Hoje estamos entregando a Ala D com 23 leitos, recuperação pós-anestésica com mais nove leitos, uma farmácia e um novo abrigo de resíduos. E o serviço não vai parar. Nós vamos continuar até que todas as alas sejam reformadas e a gente possa entregar para a população um novo Socorrão 2”, destacou o prefeito Eduardo Braide, após a benção do Frei Gleison Conceição, da Paróquia São Francisco de Assis.

Os setores reformados contemplam a Enfermaria Ortopédica, que recebeu leitos totalmente novos; a farmácia hospitalar, que a partir de agora pode armazenar uma quantidade maior de medicamentos; o abrigo de resíduos, que foi readequado às exigências da Vigilância Sanitária; uma nova sala de recuperação pós-anestésica para o centro cirúrgico; sala de repouso dos médicos, além da construção de uma sala de gesso, que vai permitir o tratamento imediato de pacientes com fraturas e lesões ortopédicas, evitando, assim, a necessidade de maior deslocamento, garantindo o conforto e segurança dos pacientes.

Os setores receberam novas instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, acessibilidade, climatização e revestimentos, execução de novo projeto luminotécnico, revisão da cobertura, reforço estrutural, toda a rede de gases e tratamento do substrato e pintura lavável, conforme a norma exige.

Os setores entregues também tiveram humanização dos espaços, executado em conformidade com o manual de humanização arquitetônica elaborado pela Semispe, que compreende o uso de cores específicas para facilitar a setorização e o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente hospitalar.

“Graças ao prefeito Eduardo Braide, mais um desafio gigantesco estamos vencendo hoje, mais uma etapa dessa grande reforma do Hospital Socorrão 2, tão desejada ao longo de tantos anos, uma entrega que não prejudicou o pleno funcionamento dos atendimentos e com uma qualidade visível. A nossa gestão tem compromisso com a saúde de São Luís e do Maranhão. Estendo meus agradecimentos às equipes e profissionais do Socorrão 2”, enfatizou o secretário de Saúde, Joel Nunes.

Novidade

A diretora do Socorrão 2, Manuela Veiga, falou de uma das novidades entregues após as intervenções.

“Uma novidade em todas as novas alas que estão sendo entregues é um dispositivo que o paciente consegue fazer a chamada dos profissionais do posto de enfermagem, facilitando tanto o período de internação do paciente como também o trabalho das equipes”, explicou a diretora.

Uma das primeiras pacientes da Ala D, é a dona de casa Carliane Costa, de 26 anos, da cidade de Vargem Grande. “Estou aqui há 10 dias, quando eu fui transferida de Vargem Grande para cá, para fazer a cirurgia do meu braço e gostei muito do espaço, esse novo quarto é maravilhoso”, disse a paciente que teve uma fratura no braço direito.

A paciente foi atendida por profissionais como a coordenadora de enfermagem, Roseane Raiol, que estava feliz com a inauguração das novas instalações.

“Há anos nós do Centro Cirúrgico esperávamos por uma reforma, e dessa vez chegou. Estamos muito felizes com a inauguração da nossa sala pós-anestésica e honrados em saber que nosso prefeito está trabalhando por nossa unidade. Eu tenho mais de 10 anos de trabalho aqui e posso dizer que houve mudança para trazer o melhor para nossos usuários, uma humanização e assistência de qualidade. Todos do centro cirúrgico estão felizes e só temos a agradecer por esse momento”, declarou a profissional.

Próximas etapas

Além dos setores inaugurados, a unidade passa, atualmente, pela construção do novo sistema de distribuição de água, melhorias na cozinha, central de esterilização, lavanderia e a nova ala de enfermaria.

O trabalho de reforma estrutural contemplará toda a unidade a fim de eliminar problemas estruturais históricos, e está sendo executado de forma gradativa, seguindo o cronograma de obras estabelecido, de modo que sejam garantidos atendimentos à toda a população.

A ação faz parte do conjunto de obras realizadas pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de aperfeiçoar os serviços oferecidos pela rede municipal, garantindo, assim, a melhoria dos atendimentos e uma saúde mais digna aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estiveram na solenidade de entrega, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, os secretários David Col Debella (Semosp), Verônica P. Pires (Semispe), Liviomar Macatrão (Semapa), Manuella Oliveira (presidente do IPAM) e ainda Luís Fernando (diretor do Lacen), a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), e os profissionais do hospital.

O Hospital

O Socorrão 2 é unidade de referência do Município em atendimento em traumatologia, ortopedia, vascular, cirurgia geral e terapia intensiva adulta. O hospital é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia, sendo considerado referência, também, nesta especialidade, além das habilitações de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II adulto e cirurgias ortopédicas.