Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeito Eduardo Braide entrega Skatepark Paulo Gomes, no Parque do Bom Menino, em São Luís

27/06/2022 18h06 - Atualizada em 06/07/2022 20h38

Ampliando os investimentos de sua gestão na área do esporte, o prefeito Eduardo Braide entregou, no último domingo (26), o novo Skatepark de São Luís, localizado ao lado do Parque Bom Menino, Centro de São Luís.

“Este é mais um domingo de boas notícias para a nossa população. Estou entregando o Skatepark Paulo Gomes. Agora, os skatistas de São Luís contam com um espaço de qualidade e com segurança para a prática esportiva, convivência e lazer. Essa é a primeira pista bowl pública de São Luís e esse trabalho é fruto dos esforços da Semispe que executou a obra de acordo com as demandas dos skatistas de São Luís. Nossa satisfação é ver a alegria no rosto de cada um aqui presente com a entrega desse equipamento público tão sonhado pela galera do skate”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, destacou a importância do evento e, sobretudo, da entrega da obra.

“É um momento de muita alegria e satisfação para nossa equipe que executou este projeto, alinhada sempre com as demandas dos skatistas de São Luís que tanto almejavam esse equipamento e agora, na gestão do prefeito Eduardo Braide, a entrega está sendo possível”, afirmou.

A pista de skate no formato bowl, que lembra uma piscina, conta ainda com uma intervenção artística que foi produzida especialmente para o local pelo muralista Fita Zebrada.

“Foi uma grande honra participar desse momento ímpar. Nós da Fita Zebrada fizemos um trabalho todo desenvolvido para a galera do skate, a galera underground e é uma satisfação muito grande ver esse espaço pronto para o uso dos skatistas de São Luís”, destacou o muralista.

A nova pista de skate recebeu o nome do atleta Paulo Gomes, grande incentivador do skate nas décadas de 80 e 90, que faleceu em 2021. A pista leva o nome do skatista como forma de reconhecimento e respeito ao seu legado. A família de Paulo Gomes esteve presente no evento.

O jornalista Marco Aurélio, irmão do homenageado, falou sobre a importância da homenagem. “Para nós da família é uma grande honra, uma alegria imensa de ver que o amor que Paulo sempre cultivou pelo skate se materializa nesta justa homenagem. Paulo desde criança amou esse esporte e hoje vemos esse amor eternizado no Skatepark Paulo Gomes”, comentou.

O espaço garante o acesso entre o Parque Bom Menino e o Skateparque. Tomando proveito do desnível do terreno, o bowl foi concebido com um contorno orgânico de 180 metros quadrados de área. Além da pista, o espaço contempla um pequeno palco para apresentações de eventos voltados para o segmento. Foram instalados, ainda, assentos de concreto e uma proteção para a circulação de pessoas, visando a segurança do público e dos skatistas.

Já a proposta paisagística tomou como princípio a preservação das árvores existentes no terreno e a instalação de canteiros, visando a garantia de áreas verdes no entorno do Bowl.

Participaram do evento, os vereadores Marlon Botão (PSB), Anderson Martins (Avante) e Charles dos Carrinhos (PRTB), os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Comunicação, Igor Almeida; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Trânsito e Transportes, Diego Baluz; os secretários adjuntos da Semdel, Arnaldo Murad e Débora Pinheiro; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Filho; além de entidades ligadas ao esporte.

Go Skateboard SLZ Day

Além da entrega, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), em parceria com a Federação Maranhense de Skate (FMS), promoveu o evento intitulado Go Skateboard SLZ Day, em alusão ao Dia Mundial e Municipal do Skate, celebrado em 21 de junho.

O secretário Municipal de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz, falou da relevância do evento. “Valorizar o esporte, promover a inclusão de todas as modalidades esportivas é um grande desafio que estamos cumprindo e esse evento é a prova disso. Mais uma iniciativa exitosa que estamos executando para valorizar cada vez mais nossos atletas e o público amante do esporte”, afirmou.

A Skateata com circuito saiu da Praça Deodoro e seguiu até o Skatepark. A programação teve batalha de rimas, homenagens, além de outras atividades, que marcaram a comemoração dos amantes do skate na capital maranhense.

Dia Municipal do Skate

Em São Luís, o Dia Municipal do Skate foi instituído pela lei municipal Nº 5.587, de 22 de dezembro de 2011, aprovada pela Câmara de Vereadores. A Lei é originária do projeto de Lei nº 171/2011, de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues.