Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeito Eduardo Braide se reúne com diretoria da Caixa para tratar sobre novos projetos para São Luís

29/01/2021 19h24 - Atualizada em 01/02/2021 22h52

O prefeito Eduardo Braide esteve reunido nesta sexta-feira (29) com representantes da Caixa Econômica Federal para tratar sobre contratos, convênios e novas operações de crédito com a instituição bancária em busca de novos investimentos para o desenvolvimento social e a infraestrutura de São Luís. Durante a audiência, a equipe técnica da Prefeitura de São Luís debateu a situação dos contratos vigentes, saldos de operações de crédito já contratadas e que ainda podem ser utilizadas e novas propostas de crédito para o investimento em novos projetos da atual gestão.

“A Caixa é conhecida por ser uma das instituições que mais apoiam o desenvolvimento das cidades. Em nossa gestão, queremos fortalecer e ampliar esta parceria, buscando novas linhas de financiamento que nos ajudem a colocar em prática os projetos que temos em prol de São Luís. Além das obras de infraestrutura, a nossa cidade precisa para se desenvolver, fortalecer as políticas de habitação, preservação do patrimônio histórico; além da implementação de projetos na área de inovação e sustentabilidade, entre outros. Por isso, estamos fazendo este primeiro contato entre nossa equipe técnica e a equipe da Caixa para que, a partir daqui, seja aberto diálogo que viabilize estas novas parcerias”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Antônio Nayrton, superintendente Executivo de Governo da Caixa, destacou que a instituição está de portas abertas para novas parcerias com a Prefeitura de São Luís. “Temos todo o interesse em trabalhar em conjunto com a Prefeitura de São Luís, aplicando os recursos das linhas de financiamento gerenciadas pela Caixa para o desenvolvimento da cidade em todas as áreas que sejam possíveis. Não apenas em infraestrutura e habitação, mas todas aquelas em que possamos contribuir’, disse.

Ao longo da manhã desta sexta-feira, a equipe técnica da Prefeitura debateu a situação dos contratos vigentes entre a administração municipal e a instituição bancária. Atualmente, existem 12 contratos ativos em áreas como Obras e Serviços Públicos, Projetos Especiais, Turismo, Habitação e Urbanismo, Desporto e Lazer com diferentes status.

Um dos encaminhamentos será a revisão em todas as secretarias municipais dos contratos existentes para que sejam tomadas as medidas necessárias para as suas finalizações, abrindo a possibilidade de novas contratações.

A equipe econômica da gestão do prefeito Eduardo Braide também discutiu a possibilidade de novas operações de crédito para viabilizar recursos para novos investimentos na cidade nos próximos quatro anos. Foram frisados pontos como a necessidade de prazos mais atrativos de carência e amortização dos créditos para que a Prefeitura possa fazer novas contratações sem prejudicar seu equilíbrio fiscal.

Foram debatidos, ainda, o financiamento de projetos de habitação de interesse social e estacionamento para o Centro Histórico de São Luís, projetos nas áreas de inovação e sustentabilidade, de habitação, além de obras de infraestrutura.

Além do prefeito Eduardo Braide e do superintendente Executivo de Governo da Caixa, Antônio Nayrton, participaram da reunião os representantes da Caixa Rodrigo Ribeiro, Gerente de Governo; Marco Aurélio Simões, Coordenador Técnico; e José Murilo Reis, Representante da Caixa junto aos Municípios. Os secretários municipais da Fazenda, José Azzolini; de Planejamento, Simão Cirineu; o secretário-adjunto de Governo, Emílio Murad; de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica Pires; Habitação de Urbanismo, Bruno Costa; a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Kátia Bogéa; e a assessora especial da Secretaria Municipal de Planejamento, Regina Carvalho.