Superintendência Executiva: É responsável por criar normas e procedimentos, coordenar, controlar e avaliar as atividades sob sua responsabilidade, além de propor, elaborar, implantar e acompanhar essas normas no seu âmbito de atuação. A Coordenação tem a função de executar as políticas definidas, colocar em prática as normas, coordenar, controlar e avaliar as atividades, além de propor, elaborar, implantar e monitorar os processos internos relacionados às suas atribuições.
Coordenar, controlar e avaliar as atividades previdenciárias, bem como propor, elaborar, implantar e monitorar normas e procedimentos relativos à concessão de aposentadorias e pensões por morte. Motivar os atos administrativos relacionados à sua Superintendência que envolvam a utilização de recursos previdenciários oriundos da taxa de administração e instruir os processos de concessão, atualização e cancelamento de aposentadorias e pensões por morte; Zelar pela guarda e manutenção das informações e dos processos de concessão de aposentadorias e pensão por morte dos servidores do Município de São Luís. Acompanhar a legislação federal e municipal relativa aos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS, propondo à Presidência as atualizações que se fizerem necessárias e Organizar as atividades da Coordenação de Benefícios Previdenciários, Atendimento e do funcionamento do Arquivo do Instituto de Pensões e Aposentadorias do Município – IPAM, além de outras atribuições.
Coordenar a elaboração e execução do orçamento do IPAM, bem como seus instrumentos de planejamento, relatórios de Atividades e relatórios de gestão, Promover a manutenção dos registros orçamentários atualizados para fins de acompanhamento dos saldos orçamentários e auditoria e promover a disponibilidade das informações orçamentárias à coordenação de Contabilidade e Controle Interno. Formular a programação financeira do IPAN, promover o detalhamento e a descentralização dos créditos orçamentários relativos aos programas propostos. Supervisionar e promover a elaboração dos receptivos empenhos para fins de execução orçamentária e supervisionar e promover no âmbito do IPAM a integridade dos bens patrimoniais, materiais de consumo e controle do almoxarifado.
Efetivar o registro contábil de todos os atos e fatos da gestão patrimonial e financeira do IPAM, promovendo a escrituração de todos os instrumentos previstos na legislação, elaborar e manter atualizado o plano de contas, balancetes mensais, bem como as demonstrações contábeis determinadas pela legislação. Executar conciliações bancárias, elaborar e executar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas, emitir guias para recolhimento de tributos, taxas, imposto e contribuições de sua responsabilidade e promover o controle contábil dos bens patrimoniais.
Planejar e coordenar as atividades de recursos humanos e administrativas, objetivando a elevação da eficiência institucional e de atendimento aos beneficiários em geral, elaborar e executar a folha administrativa dos servidores do IPAM, elaborar e encaminhar relatórios contendo dados estatísticos relativos às reclamações, críticas e sugestões recebidas, encaminhando-os à Presidência do IPAM. Promover a administração de pessoal e o desenvolvimento de recursos humanos, por meio dos processos de seleção, de treinamento, de capacitação, de lotação e de remanejamento de pessoal de acordo com a demanda de cada setor. Analisar, solicitar e controlar a execução das atividades de manutenção predial e de equipamentos, mantendo em bom estado de uso e conservação e organizar e manter atualizados os cadastros dos servidores ativos do IPAM.