Central de Licitações

Prefeitura vai oferecer cadastro on-line para feirantes e produtores de São Luís 

20/04/2021 17h28 - Atualizada em 23/04/2021 18h35
Secom

A Prefeitura de São Luís oferecerá cadastro on-line para produtores e feirantes que atuam nos mercados de São Luís. A medida soma-se a outras que o prefeito Eduardo Braide tem implantado com o objetivo de tornar a capital uma cidade cada vez mais moderna e inteligente, estimulando a inclusão digital de todas as esferas da cadeia produtiva. 

A reunião de apresentação do software e dos trâmites de implantação e funcionamento do novo serviço aconteceu na última segunda-feira (19), entre os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão e de Informações e Tecnologia (Semit), Diego Rodrigues, acompanhados das equipes técnicas das duas pastas. 

A nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de tornar esse trabalho de cadastramento de feirantes e produtores mais prático, moderno e acessível ao público. Com o recurso, será possível ao Município realizar um levantamento preciso sobre os dados de produção e comercialização de toda cadeia produtiva da capital. 

O secretário Liviomar Macatrão enalteceu o esforço da Prefeitura para proporcionar avanço no setor produtivo da capital maranhense.

"Essa ferramenta representa um avanço na gestão do Prefeito Eduardo Braide que tem investido na construção de uma São Luís mais inteligente e digital. Com a plataforma, vamos facilitar muito nosso trabalho de cadastro, acompanhamento e apoio aos cerca de seis mil feirantes e produtores rurais de São Luís, antes, feito manualmente”, disse. 

Já o superintendente de Feiras e Mercados, Hugo Assunção, destacou que “com a informatização, vai melhorar o gerenciamento de dados e o conhecimento melhor do perfil dos nossos trabalhadores do setor e o cenário atual das feiras e mercados". 

O trabalho conjunto entre as secretarias tem fluído de forma louvável dentro da gestão do prefeito Eduardo Braide e proporcionado várias inovações como a criação desse software.

"Nosso objetivo é informatizar o máximo possível o trabalho da Prefeitura, e isso, sem dúvida, será um marco nessa gestão. Essa plataforma irá aproximar os feirantes e produtores da Prefeitura, facilitando o acesso às informações importantes, principalmente para aqueles da Zona Rural", disse o titular da Semit, Diego Rodrigues. 

O próximo passo será a capacitação e orientação aos feirantes e produtores de como deverão realizar o cadastro.

“Esse software servirá como base para o desenvolvimento das ações e projetos de fomento à agricultura familiar em benefício da cadeia ligada à Semapa. É importante que seja feito o cadastramento tanto para a secretaria como para os feirantes e produtores, uma vez que, com esses dados, teremos um diagnóstico da nossa rede e, a partir disso, vamos viabilizar ações chegarão a este público”, concluiu Liviomar Macatrão.

OUTRAS NOTÍCIAS