Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeitura de São Luís e Uema desenvolverão atividades em parceria no Centro Ambiental Ribeira 

02/06/2021 20h15 - Atualizada em 07/06/2021 17h46
Secom

A Prefeitura de São Luís, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), irá desenvolver atividades voltadas para o meio ambiente no Centro Ambiental Ribeira. As tratativas foram acertadas nesta quarta-feira (02), durante visita da vice-prefeita Esmênia Miranda, de professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Geografia e Agronomia ao local. 

"Eles queriam conhecer e o centro é a prova de que é possível reaproveitar todos os nossos resíduos, começando em casa fazendo a separação dos recicláveis e levando aos ecopontos. Daqui, vamos viabilizar parcerias com a Uema para a execução de importantes projetos na área ambiental", destacou Esmênia Miranda. 

A visita começou pelo Galpão de Triagem, onde é feita a separação dos recicláveis e tem capacidade de reciclar até 10 toneladas/dia de papel, papelão, vidro, metal e plástico. "Aqui damos um melhoramento no resíduo, limpando, compactando e preparando para encaminhar às cooperativas, contribuindo para a geração de emprego e renda na nossa cidade", afirmou Joabson Júnior, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. 

A programação é parte das atividades da Semana do Meio Ambiente 2021. Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Lima, “é muito importante essa interligação, essa parceria entre as instituições, e como estamos na semana do meio ambiente, destacar experiências exitosas ajudam a despertar o interesse das pessoas e de outros órgãos para a necessidade de repensarmos e remodelarmos nossa relação com os resíduos sólidos ", disse a titular da Semam. 

A visita incluiu o Pátio Escola de Compostagem, onde são processadas 90 toneladas mensais de frutas, legumes e verduras, recolhidos de feiras livres e mercados públicos, além dos resíduos de poda e capina, cujo adubo fabricado é doado aos pequenos produtores rurais, fortalecendo, assim, a agricultura familiar. 

Os visitantes também conheceram o Casarão da Aprendizagem, um centro de educação ambiental que mostra os 40 anos do aterro e é voltado para a educação de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e privada, além da população em geral, como forma de incentivar uma mudança de hábito em relação à geração e descarte de resíduos. 

O grupo conheceu a Usina de Inertes, que tem capacidade de beneficiar até 7 mil toneladas mensais de resíduos da construção civil, produzindo até 6 subtipos de diferentes insumos, como brita, pedra e pedriscos, que voltarão para a cadeia produtiva em obras municipais.

Sobre o Centro Ambiental Ribeira 

Instalado em uma área de 60 hectares, o Centro Ambiental Ribeira foi inaugurado em dezembro de 2020, encerrando definitivamente as atividades do antigo Aterro da Ribeira, e dando início a um centro de incentivo à sustentabilidade. "A vice-prefeita foi aluna do curso de Geografia e resolvemos aproximar mais a instituição, estar mais presente e ajudar a divulgar mais ainda o trabalho que está sendo feito aqui, unido o processo de reciclagem e educação ambiental, que são fundamentais para a causa ambiental", pontuou Wasti Cunha, diretora do curso de Geografia da Uema.