Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeito Eduardo Braide vistoria obras, participa de ação ambiental e acompanha vacinação de idosos contra a Covid-19

13/02/2021 18h17 - Atualizada em 25/03/2021 10h33

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, cumpriu extensa agenda neste sábado (13). Pela manhã, junto ao secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella, acompanhou as obras estruturantes que estão sendo executadas nos bairros Santa Bárbara e São Raimundo. Em seguida, assistiu ao processo de limpeza de pontos de descarte incorreto de resíduos sólidos na Vila Magril I e participou da ação Ponto Limpo, executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com outras pastas municipais. E, logo no início da tarde, acompanhou a vacinação dos idosos contra a Covid- 19 no drive-thru, instalado pela Prefeitura de São Luís na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No bairro Santa Bárbara, além de vistoriar o serviço de drenagem profunda realizado na Avenida Brasília, que será pavimentada ainda neste semestre com a conclusão da instalação dos tubos que darão vazão a todo volume pluvial que se acumula na região, o prefeito Eduardo Braide também visitou as freiras que dirigem a Escola Dom Giovanni Maria Sanna, localizada na mesma área, e anunciou o asfaltamento da via em frente à unidade comunitária. Na oportunidade, também falou da criação de uma superintendência para assuntos de escolas comunitárias na Educação Municipal, que tratará das demandas das respectivas unidades e da parceria entre elas com a Prefeitura de São Luís.

Ao terminar a vistoria no Santa Bárbara, onde foram ouvidas as demandas dos moradores que esperam ansiosos pela conclusão dos serviços de melhoria de infraestrutura, o prefeito Eduardo Braide se dirigiu à Avenida da Saudade, no bairro São Raimundo. Lá, conversou com os trabalhadores, discutiu com os responsáveis pela obra e com o titular da Semosp sobre as próximas etapas dos serviços executados pela região, e acompanhou o asfaltamento de mais um trecho, de cerca de 300 metros, da avenida, por onde a Prefeitura de São Luís segue executando serviços de drenagem profunda a fim de sanar os alagamentos que são frequentes, durante o período chuvoso, pela área.

“Estamos trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida à população de toda essa região, que envolve os bairros Santa Bárbara e São Raimundo. Os serviços de drenagem que seguem sendo executados pela região vão evitar os alagamentos que antes aconteciam com bastante frequência. Na Avenida Brasília será iniciado o asfaltamento tão logo o serviço de drenagem seja concluído, isto ainda neste semestre. Já na Avenida da Saudade, a pavimentação avança conforme também vai ser concluída a instalação do sistema de escoamento das águas pluviais. Em breve, tudo aqui estará como os moradores sempre sonharam”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

De acordo com o titular da Semosp, David Col Debella, os serviços nos dois bairros estão acontecendo conforme cronograma e, em breve, serão concluídos. “Todo o prazo está sendo cumprido para que logo possamos entregar essas obras para as comunidades. São lugares em que as pessoas sofriam muito durante o período chuvoso, com lama, buraco, alagamentos e enxurradas, mas que, quando estiver com as obras concluídas, essa realidade ficará definitivamente no passado. Os moradores terão seus imóveis valorizados, o trânsito será seguro e a chuva não será mais uma ameaça”, frisou.

Em seguida, o prefeito seguiu para a Vila Magril I, na Zona Rural, onde a Prefeitura de São Luís está trabalhando na desativação de pontos de descarte incorreto de resíduos sólidos com a limpeza completa destes, utilizando de tratores para a raspagem da área e revitalização dos dois terrenos públicos, situados às margens da Rua Heitor Augusto Pereira, uma das principais para a fluidez do trânsito na comunidade.

Ponto Limpo

Após as vistorias, o prefeito seguiu para o bairro Cidade Operária, onde acompanhou o primeiro ato da ação Ponto Limpo, desenvolvida pela Semosp, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio das secretarias municipais de Segurança com Cidadania e de Comunicação, além do Impur. A ação aconteceu na Avenida 205 do bairro, próxima de um dos 25 Ecopontos instalados pela Prefeitura de São Luís e que estão em pleno funcionamento pela capital maranhense, recebendo diariamente os pequenos geradores de materiais recicláveis.

De acordo com o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior, a ação tem por objetivo a revitalização de espaços antes utilizados como ponto de descarte incorreto de resíduos sólidos. “Esse é o primeiro ato do nosso projeto Ponto Limpo. Todos os locais que eram considerados lixões e pontos de descarte de resíduos serão revitalizados para conscientizar a sociedade sobre a importância de manter os espaços limpos. Além deste que estamos revitalizando na Cidade Operária, também haverá outros que já foram mapeados. Vale lembrar que todo o material utilizado para a revitalização desses pontos é proveniente dos resíduos descartados em nossos Ecopontos, como entulho de construção civil e adubo fruto da compostagem de materiais que a gente recebe no Aterro da Ribeira”, disse.

Contra a Covid-19

Finalizando a extensa agenda de sábado, o prefeito Eduardo Braide acompanhou, por mais uma vez, a vacinação contra a COVID-19 exclusiva para os idosos no sistema drive-thru da Prefeitura de São Luís, instalado no estacionamento do Centro de Convenções Paulo Freire, na UFMA.

Por lá, o movimento foi intenso, mas a vacinação aconteceu, durante todo o dia, sem nenhuma intercorrência, deixando a todos os idosos imunizados felizes por saber que estão perto de poderem retomar a vida que tinham antes da pandemia. “Estou muito feliz, sem palavras para descrever esse momento. Com fé em Deus teremos nossa vida de volta”, comentou dona Conceição de Maria Araújo, de 89 anos, durante a vacinação.