Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Visitação aos Ecopontos

A implantação de Ecopontos no Município de São Luís está em concomitância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ao dar destinação adequada aos resíduos, contribuindo para a proteção da saúde pública e com a qualidade ambiental.

Os Ecopontos, são instrumentos desenvolvidos para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos. Ele atenderá geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³. Os locais de implantação, em sua maioria, são áreas classificadas como degradadas, as quais anteriormente foram utilizadas como locais de descarte irregular de resíduos. 

Em cumprimento a Politica Federal, no ano de 2016 foram iniciadas as obras e implantações dos Ecopontos na capital maranhense. Até agosto de 2021, o município já tinha 25 pontos de entrega voluntária de resíduos. 

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana, objetivando difundir conhecimentos e fazer com que a população ludovicense faça uso desses equipamentos públicos, realiza visitas guiadas a esses locais de entrega voluntária. Nestas visitas os munícipes ou as instituições podem conhecer de perto como acontece a triagem e o armazenamento de todos os resíduos que são entregues aos Ecopontos. 

O munícipe que desejar fazer uma visitação aos Ecopontos do município poderá fazer o seu agendamento. Só clicar aqui 😉