Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Ponto Limpo

Ponto Limpo no CaratatiuaO Ponto Limpo é uma intervenção para melhorar a qualidade ambiental dos espaços urbanos, com ações de remoção de resíduos, infraestrutura, iluminação, pintura, canteiros floridos, plantio de mudas e jardins. No lugar do lixo, jardineiras, hortas urbanas, reestabelecimento da infraestrutura física e de saneamento básico da região escolhida. No lugar da pintura desgastada do muro, desenhos e grafites produzidos por artistas locais, para valorizar a cultura e os talentos maranhenses. 

Ponto Limpo na região da AreinhaO objetivo desse serviço oferecido pela Prefeitura é eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e roedores e as consequentes doenças, além de melhorar o aspecto do local, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas e garantindo a saúde pública.

Antes da instalação de uma placa indicativa de Ponto Limpo são realizadas intervenções educativas e de recuperação da área degradada, com limpeza e pintura de muros e meios-fios. É indispensável que a comunidade no entorno da área degradada participe ativamente, sendo consultada sobre a melhor forma de utilização do local para gerar o sentimento de pertencimento do lugar e consequentemente o cuidado e a manutenção do novo espaço. 

Ponto Limpo na Avenida Camboa