Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Serviços CGLU

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza diariamente serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meio fio entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade, previnem doenças e contribuem para o escoamento adequado das águas das chuvas.

O maior volume de resíduos sólidos retirado diariamente das ruas de São Luís é coletado através de três principais serviços: coleta domiciliar, recebimento pelos Ecopontos e remoção de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana também realiza ações constantes de educação ambiental em escolas públicas e privadas e com a comunidade para conscientizar a população da importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, a preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade.

Limpeza urbana

A conscientização sobre a limpeza urbana é trabalho de todos os cidadãos. É importante ressaltar que embora a coleta de lixo seja responsabilidade do poder público, é dever de todos manter a cidade limpa. Ações simples como não jogar o lixo na rua, depositar o lixo de casa no dia e horário correto para ser recolhido e não descarregar os resíduos em local proibido geram benefícios para a cidade e todos os habitantes.

Avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos faz com que cada vez mais a comunidade precise de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social. Esse processo busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.

SERVIÇOS DE CAPINA/ROÇAGEM 

O serviço de capina consiste no corte e erradicação de vegetação rasteira em vias e logradouros públicos e tem por finalidade eliminar a vegetação que cresce em canteiros centrais, o mato, capim ou ervas daninhas que prejudicam o trânsito de veículos e pedestres, além de manter o aspecto estético e inibir o acúmulo de detritos de natureza diversas e focos de insetos e roedores.

SERVIÇOS DE REMOÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O serviço de remoção de resíduos sólidos consiste na coleta manual ou mecanizada e posterior encaminhamento a destinação final de todos e quaisquer resíduos provenientes de entulhos, restos de construção civil e de demolição, e de volumosos dispostos em terrenos baldios, vias e logradouros públicos, quando não há identificação dos responsáveis pelos mesmos. 

INCLUSÃO DE ROTA

O serviço de inclusão de rota é direcionado para a inclusãode novas ruas, condomínios residenciais ou bairros no serviço de coleta doméstica pública. As empresas consideradas Grandes Geradores não poderão fazer uso desse serviço uma vez que estas são as responsáveis pelo gerenciamento dos seus resíduos.

REMOÇÃO DE CONTÊINERS PÚBLICOS 

A remoção dos contêineres públicos objetiva evitar que os mesmos se tornem pontos de descarte irregular de resíduos. Através dessa solicitação o munícipe poderá contribuir com manutenção da limpeza de vias e logradouros públicos. 

Para fazer uso de qualquer um desses serviços e tirar dúvidas, basta fazer uma solicitação para a Central de Monitoramento, através do email: monitoramento.cglu@gmail.com.