Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Coleta domiciliar

Esta é a coleta que é feita porta a porta pelos agentes de limpeza urbana nos bairros de São Luís. Hoje, o Comitê tem uma programação de coleta domiciliar que é feita em dias alternados. Em parte dos bairros ela ocorre segundas, quartas e sextas, em outros, às terças, quintas e sábados e nas principais avenidas da cidade ocorre diariamente. Os turnos de coleta são no período diurno ou noturno, conforme a programação e localidade.

Nas localidades onde o caminhão de coleta não consegue entrar por serem ruas de difícil acesso a coleta é feita de forma alternativa por meio de agentes de limpeza urbana que entram na via e fazem o recolhimento porta a porta, levando o saco de lixo até o caminhão ou através de caçambas de pequeno porte específicas para este tipo de coleta.

Para que o serviço de coleta domiciliar funcione corretamente a população precisa acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos e colocá-lo em sua porta nos dias e horários da coleta.

COMO FAZER A SEPARAÇÃO DO RESÍDUO DOMÉSTICO?
Os geradores domiciliares devem segregar os resíduos domésticos da seguinte forma:

 - Recicláveis secos:
São os que podem ser reciclados, como papel e papelão limpo, plástico, vidro e metal. Estes resíduos devem ser segregados em casa e entregues voluntariamente em um dos Ecopontos de São Luís, que recebem ainda restos de materiais de construção, poda e capina e domésticos, lixo eletrônico, óleo de cozinha e outros resíduos.

- Não recicláveis/orgânicos:
São os indiferenciados, como louça, papel higiênico e fralda descartável, alimentos, como vegetais e frutas, além de palitos de madeira e papéis engordurados. Estes resíduos não poderão ser deixados em espaços públicos e precisam ser acondicionados em sacos plásticos e colocados na porta do domicílio apenas nos dias de coleta, cerca de duas horas antes da passagem do caminhão para o recolhimento.