Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeito Eduardo Braide participa da abertura da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão

11/11/2023 13h59 - Atualizada em 18/11/2023 17h15

O prefeito Eduardo Braide compareceu, nesta quinta-feira (9), à abertura da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, evento multisetorial que este ano tem como tema “Indústria - o futuro passa por aqui”. A feira ocorre até domingo (12), no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma).

"A Expo Indústria faz parte do calendário de grandes eventos de São Luís e este ano tem um tema que nos remete para além das máquinas, mas ao capital humano, que é destacado neste evento. Nossa cidade tem muito potencial para empreender e, com a união de todos, alcançaremos o verdadeiro desenvolvimento. Por isso, iniciativa privada, entes públicos - legislativo e executivo - e poder judiciário têm caminhado juntos", disse o prefeito Eduardo Braide.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal percorreu o espaço, visitou estandes e conversou com empresários e participantes do evento que tem realização do Sistema Fiema, formada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Evaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – MA), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio – MA) e do Governo do Estado do Maranhão.

A Expo Indústria conta com mais de 200 expositores e, conforme os organizadores, devem passar pelo local cerca de 45 mil visitantes, nos quatro dias de funcionamento. Este ano, o evento tem foco nas áreas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), Capital Humano, Tecnologia e Inovação.

A feira tem como foco o uso dos produtos locais, bem como fortalecer a colaboração e criação de redes entre empresas e o público consumidor. Segundo os organizadores, a Expo Indústria abre espaço para capacitar mais de três mil talentos e tem o potencial de catalisar cerca de R$ 290 milhões em negócios.

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez, a Expo Indústria fortalece o segmento não apenas no Maranhão, mas também no país.

"A Expo Indústria reúne eventos grandes, com representantes de todo o Brasil e isto nos anima a continuar. Essa grande feira é o testemunho de tudo o que fazemos no Maranhão, que tem indústrias empenhadas no que pruduzem. É o reflexo do vigor e da resiliência das nossas empresas e mostra o potencial que possuímos e o que ainda podemos alcançar", destacou Baldez.

Programação

Integram a programação da feira palestras com nomes como Leandro Karnal, Paulo Muzy, Andrea Iorio, Guga Stocco, Pedro Janot, entre outros; shows musicais de artistas locais e nacionais como ‘A Pequena Sereia In Concert’ e 'ABBA - experience in concert’ e o show ‘Simplesmente Roupa Nova’.

O público terá acesso ainda a espaços para rodadas de negócios, arena do crédito, expo agro, expo turismo, cozinha show, e ainda desfiles de moda com o Maranhão Fashion Week 2023, entre outras atrações.

Acompanharam o prefeito Eduardo Braide na solenidade de abertura da Expo Indústria, a vice-prefeita, Esmênia Miranda e os secretários Liviomar Macatrão  (Semapa) e Diego Rodrigues (SMTT).

O evento contou com a presença de autoridades como o governador Carlos Brandão; deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), representando a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale) e Fernando Braide (PSD); desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, representando o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; entre outras autoridades e empresários.