Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeitura de São Luís e Sebrae inauguram 4ª Sala do Empreendedor de São Luís

06/10/2023 09h40 - Atualizada em 17/10/2023 17h53
Secom

No Dia do Empreendedor, a Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), inaugurou, nesta quinta-feira (5), a 4ª Sala do Empreendedor, na sede da Blitz Urbana, no bairro Alemanha.

A iniciativa é mais um passo da gestão municipal que continua gerando um ambiente favorável aos pequenos negócios e criando oportunidades de desenvolvimento local por meio do apoio ao empreendedorismo.

Representando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda, destacou a importância do novo equipamento e relembrou que São Luís já recebeu reconhecimento como uma cidade empreendedora, graças aos esforços da gestão municipal que tem implementado políticas de desenvolvimento econômico na cidade.

"Em 5 de outubro, no Dia do Empreendedor, a Prefeitura de São Luís presenteia a cidade com a inauguração de mais uma Sala do Empreendedor. Este espaço proporciona serviços e parcerias valiosas em conjunto com o Sebrae, incluindo a facilitação de processos empresariais, licenciamento, regulamentação e cursos de qualificação para os empreendedores, que formam a base essencial de nossa economia. Graças a esses esforços, nosso prefeito Eduardo Braide conquistou o título de prefeito empreendedor do estado e competiu em nível nacional. Então, é um orgulho e uma alegria enorme estarmos avançando ainda mais com essa iniciativa”, destacou Esmênia Miranda.

Em São Luís, os números são muito positivos, a partir da adesão ao programa “Cidade Empreendedora”, que ocorreu em 2021. Após isso, em 2022, o prefeito de Eduardo Braide, foi vencedor do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Etapa Maranhão, na categoria estreante “Cidade Empreendedora”. Em seguida, já em 2023, a capital maranhense foi reconhecida como a segunda cidade mais empreendedora do Nordeste e a 27ª no Brasil pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

O presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), Felipe Mussalém, destacou que a inauguração da nova sala vai fortalecer ainda mais o ambiente de negócios na cidade.

"Estamos aqui tornando realidade o nosso sonho, o projeto de estabelecer a nossa quarta Sala do Empreendedor em São Luís. Temos uma na Cohab, outra no Anjo da Guarda, e a terceira é a Sala Digital, onde disponibilizamos todos os serviços por meio de uma plataforma digital. Com esta inauguração, nosso objetivo é fortalecer ainda mais o ambiente empreendedor em nossa cidade. Nossas salas já atendem mais de 6 mil pessoas por ano e, ao longo dos últimos dois anos e meio da gestão do prefeito Eduardo Braide, capacitamos mais de 1.500 pessoas. Portanto, com a abertura desta nova sala, esperamos ampliar ainda mais esses números", disse Mussalém.

"Agradecemos à Prefeitura de São Luís por entregar este presente para os pequenos empreendedores da cidade, que tanto precisam para aprimorar seus negócios. Temos várias parcerias com a Prefeitura de São Luís, incluindo o Cidade Empreendedora, um instrumento importante que proporciona muitos benefícios para todos e estamos à disposição para apoiar e contribuir com o sucesso dessa iniciativa", declarou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo.

Também estiveram presentes na inauguração, os secretários municipais, Erica Garreto (Semurh) e Liviomar Macatrão (Semapa); Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae-MA, Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA; Érica Garreto e o deputado estadual, Fernando Braide (PSD).

Funcionamento

Localizada na sede da Guarda Municipal de São Luís, que faz parte da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), na Avenida dos Franceses, ao lado do Hospital da Criança, a nova Sala do Empreendedor oferecerá atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana, acredita que essa iniciativa terá um impacto significativo no desenvolvimento econômico local e está pronto para oferecer todo o suporte necessário aos empreendedores que buscarem atendimento no órgão.

"Estamos entusiasmados com a criação da nova Sala do Empreendedor. Essa parceria é um passo importante para promover um ambiente de negócios saudável na nossa cidade. Acreditamos que esta iniciativa contribuirá significativamente para o desenvolvimento econômico de São Luís e estamos ansiosos para oferecer todo o suporte necessário aos empreendedores que buscarem atendimento aqui na nova sala”.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu Município. Atua junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil, alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento. São os eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e vetores econômicos, cooperativismo e crédito, e inovação e sustentabilidade.

Em São Luís, o programa alcançou a redução de 70% no tempo de abertura de empresas entre 2020 e 2023, capacitou 1.500 pessoas, atendeu mais de 6 mil pessoas por ano nas salas do empreendedor, capacitou centenas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em empreendedorismo; ofereceu capacitação empreendedora para professores da rede municipal; entre outros.