Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Prefeito Eduardo Braide entrega obras de urbanização do Anel Viário

17/11/2022 19h18 - Atualizada em 29/05/2023 19h02
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (17), em solenidade ao lado de diversas autoridades e da população, as obras de Urbanização do Anel Viário, que inclui o Terminal Rodoviário da Avenida Vitorino Freire.

A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do projeto de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, visando a recuperação urbana, cultural, socioeconômica e habitacional da região.

“É uma felicidade muito grande entregar esta obra, que é uma obra muito importante e muito cobrada pelo povo de São Luís. Todos sabem o trabalho que nós tivemos para chegar nesse dia, após todo o estudo técnico para que tudo fosse entregue com esta qualidade. Este trecho foi praticamente todo refeito, uma série de estudos, através da engenharia, e em conjunto com várias secretarias, a quem eu agradeço a todos os atores envolvidos. Agora o Anel Viário é do povo de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que anunciou, durante sua fala, novas intervenções na região.

Serviços executados no Anel Viário e entorno

A obra do Anel Viário engloba serviços como a construção das baias do Terminal Rodoviário Fonte do Bispo que possui três plataformas e uma circulação média de 15 a 25 mil usuários por dia; além de uma média de 40 mil veículos diariamente; construção de 56 quiosques; espaços para contemplação e lazer; requalificação da pavimentação asfáltica do entorno da praça e do Terminal; iluminação de LED da praça e de todo trecho da Avenida Senador Vitorino Freire.

Na ocasião, foram entregues, também 81 triciclos e 56 quiosques aos comerciantes que já atuavam na região, atendendo as demandas sociais existentes na localidade.

Segundo o prefeito Eduardo Braide, o trabalho vai continuar e novas intervenções serão feitas na região.

“Nós não vamos parar a obra do Anel Viário com essa entrega. Quero dar uma primeira notícia a vocês: eu já autorizei a construção de um posto da guarda municipal, os quiosques do caranguejo também serão reformados, vamos construir um galpão para que os triciclos dos comerciantes sejam guardados e também vamos construir banheiros públicos. Além disso, ano que vem também vamos ter o carnaval aqui na área, que vai ajudar a gerar renda a todos esses comerciantes”, anunciou o prefeito.

Para a secretária municipal de Sustentabilidade, Inovação e Projetos Especiais, Veronica P. Pires, hoje foi um dia de celebração com a entrega da obra de revitalização para a população de São Luís.

“Estou aqui hoje com orgulho imenso de fazer parte dessa gestão de transformação da nossa cidade. O prefeito Eduardo Braide não mediu esforços para entregarmos uma obra de qualidade, com requalificação do sistema viário, nova pavimentação, iluminação, triciclos e quiosques e vamos complementar ainda mais essas ações no futuro. Tudo isso tem ainda mais valor porque estamos fazendo para as pessoas, então, para além das obras, nós temos vidas, temos pessoas que recebem uma São Luís cada vez mais inteligente, mais humana e mais sustentável”, disse a secretária da Semispe.

Já o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, ressaltou a qualidade da obra entregue hoje.

“Colocamos tecnologia avançada para a resolução dos problemas nas baias dos ônibus. Entregamos hoje uma obra durável, marca da gestão do prefeito Eduardo Braide, que busca fazer o que é certo, sempre pensando no bem da população de São Luís, completou. 

Geração de Emprego e Renda

Os 56 novos quiosques entregues possuem área coberta, com infraestrutura de qualidade e que garantem conforto e segurança para os comerciantes e clientes. Com estrutura moderna, o projeto dos novos quiosques traz revestimento de madeira na parte externa, balcão e, na parte interna, possui aspectos de funcionalidade para os trabalhadores com pias, coifa (que joga todo o ar quente, fumaça e odores para fora, deixando o local mais fresco) e revestimento.

Dona Maria Jani, 71 anos, ficou emocionada com o seu novo ponto de trabalho. A comerciante chorou ao receber a chave do quiosque.

“Quero completar meus 100 anos aqui. Já criei meus oito filhos com as minhas vendas e agradeço muito ao prefeito. Estou tão feliz. Para mim está tudo maravilhoso, só tenho a agradecer”, disse emocionada. 

Mais de 30 anos trabalhando como comerciante na região do Anel Viário, a dona Maria de Jesus, de 76 anos, era só alegria.

“Estou bastante feliz em receber meu quiosque porque eu já trabalho aqui no Anel Viário há 30 anos e criei minhas cinco filhas. Antes eu vendia bebidas em uma barraca, agora vou trabalhar vendendo lanches”.

Os 81 triciclos entregues também fazem parte das políticas de geração de emprego e renda para os comerciantes da região.

Os triciclos possuem características de food bike com adequações para cada segmento de venda, e atendem necessidades de exposição e comercialização de vários produtos. Possui um formato compacto e completo com espaço para refrigerar os produtos, trazendo qualidade tanto para os vendedores como para os clientes.

Edvaldo de Jesus, de 64 anos, vendia água de coco em um isopor e agora vai conseguir refrigerar e vender seus produtos no próprio triciclo. Sr Edvaldo, assim como todos os contemplados, fizeram curso no Sebrae para melhorar a qualidade das vendas, graças a parceria da instituição com a Prefeitura de São Luís.

“Me cadastrei e fiz os cursos que foram disponibilizados, muito importante pro meu trabalho porque vai melhorar o meu ganho, e eu estou muito feliz. Agradeço ao prefeito por esse presente”, disse o vendedor. 

Vereadores parabenizam prefeito pela importante obra

O evento contou com as presenças dos vereadores professor Carlinhos (PDT), Manoel Filho (Avante), Marlon Botão (PSB) e Karla Sarney (PSD), que parabenizaram o prefeito Eduardo Braide e a equipe do Município pela importante obra para a mobilidade urbana de São Luís.

“Importante obra entregue pelo prefeito Eduardo Braide. Aqui no Anel Viário, um sonho antigo da nossa cidade que agora saiu do papel e, de verdade, uma obra de respeito com qualidade técnica e geração de emprego e renda. É isso que nos deixa muito felizes, que além da obra, a inclusão social também se faz presente”, disse o vereador Marlon Botão (PSB).

"São Luís está vivendo um novo momento com a gestão do prefeito Eduardo Braide, estou sem palavras para esta obra, parabéns ao prefeito Eduardo Braide que eu tenho certeza que vai continuar trabalhando por uma São Luís melhor”, destacou a Vereadora Karla Sarney (PSD).

Também estavam na solenidade de entrega da obra, os secretários David Col Debella (Semosp), Igor Almeida (Secom), Caroline Marques (Semed), Simão Cirineu (Seplan), Liviomar Macatrão (Semapa), Marco Duailibe (Secult), Diego Baluz (SMTT); a presidente da FUMPH, Kátia Bogéa; a presidente do IPHAN, Manoela Oliveira; o gerente comercial da Coca-Cola, Fernando César; e a analista trade da Coca-Cola, Rebeca Braga, gerente da empresa responsável pela identidade visual dos quiosques e dos triciclos; além da Banda da Guarda Municipal, Blitz Urbana e bombeiros civis.