Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Com recursos do Município, prefeito Eduardo Braide inicia reconstrução do Novo Hospital da Zona Rural

Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide iniciou, nesta segunda-feira (15), a reconstrução do que será o Novo Hospital da Zona Rural, antes conhecido como UPA da Zona Rural, na BR-135, Maracanã. Sob coordenação das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), as obras começaram após a assinatura da Ordem de Serviço. O investimento será de R$ 3.133.091,12, sendo recursos próprios do Município e o prazo de entrega é de 150 dias.

“Vamos transformar este local no Novo Hospital da Zona Rural. Teremos 40 leitos, dobrando nossa capacidade e incluindo novos atendimentos, como o odontológico e o pediátrico funcionando 24 horas, além de novos exames e serviços médicos. Queremos que este hospital seja uma referência, oferecendo um atendimento completo e de qualidade aos moradores da Zona Rural", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A unidade de saúde é fundamental para a região, operando 24 horas por dia e prestando atendimento mensal a uma média de 5 mil pacientes, abrangendo desde os casos de emergências a consultas mais simples. Essa cobertura beneficia tanto quem reside do Maracanã, Vila Sarney e áreas vizinhas, quanto aqueles que chegam à cidade em situações de urgência.

Reconstrução

A unidade de saúde será totalmente reconstruída. O projeto de reforma total inclui a readequação dos espaços existentes, a ampliação das instalações e a criação de novos consultórios. Além disso, será criado um setor de medicação amplo e o número de leitos passará de 16 para 40, melhorando o atendimento às demandas crescentes da comunidade.

Adicionalmente, novos serviços serão oferecidos, como atendimento odontológico e pediátrico 24 horas. Exames de sangue e de imagem também serão implementados, aprimorando a capacidade diagnóstica e de tratamento da unidade.

“Vamos prestar mais serviços e evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras unidades. Assim, grande parte das demandas que chegam vão ser resolvidas aqui. Esse é um compromisso com a comunidade”, explicou a secretária da Semus, Carolina Mitre.

O secretário da Semosp, David Col Debella, assegurou que o novo hospital cumprirá os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pelo prefeito Eduardo Braide.

"O novo Hospital da Zona Rural é mais um projeto que se alinha ao compromisso do prefeito Eduardo Braide em buscar sempre a excelência em benefício da população de São Luís. Assim como entregamos o Novo Hospital da Criança, que muito nos orgulha, bem como, unidades de saúde completas e novas, em breve retornaremos para entregar um hospital lindo para a população dessa região", afirmou David Col Debella, secretário da Semosp.

Comunidade

Os moradores celebraram o início das intervenções. Maria de Jesus Araújo, professora aposentada e residente na Vila Sarney há mais de 44 anos, expressou sua satisfação.

“É um sonho realizado ver o início dessas obras. Essa unidade é muito importante para todos os moradores dessa região e até para quem está vindo do interior, porque é a primeira unidade para emergências que as ambulâncias encontram ao entrar na cidade. Todos os moradores estão felizes e ansiosos por essa entrega”, contou a aposentada.

O presidente da União de Moradores da Vila Sarney, Antonio Vicente dos Santos, destacou que "a reconstrução deste hospital aliviará muito as demandas. Em nome de toda a comunidade, agradeço a Prefeitura de São Luís por trazer esta obra tão importante para nossa região".

Também estiveram presentes na solenidade, os secretários municipais Octávio Soares (Semad), Romário Barros (Semdel), Alessandra Pontes (Semapa), Dilmar Araújo (Semsa); além do subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão e os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; os vereadores Francisco Chaguinhas e Daniel Oliveira, ambos do PSD, vice-presidente e líder do Governo na Câmara Municipal, respectivamente; Karla Sarney (PSD); Dr. Gutemberg (Republicanos); e Domingos Paz (DC); além de lideranças, moradores e equipes de saúde.