Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória

06/10/2022 17h11 - Atualizada em 26/10/2022 18h37

Com muita alegria e fé, devotos e servidores municipais da Prefeitura de São Luís receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Vitória, na manhã desta quinta-feira (6), no Palácio La Ravardière (Centro), sede do executivo municipal.

Na celebração religiosa, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e de secretários municipais, o prefeito Eduardo Braide falou da satisfação em começar a manhã recebendo as bênçãos de Nossa Senhora.

“Para todos nós, é motivo de muita felicidade receber, hoje, aqui na Prefeitura, Nossa Senhora da Vitória. Que Ela possa sempre estar presente conosco no dia-a-dia, nos abençoando e abençoando nossa cidade” disse o chefe do executivo municipal.

Sob a proteção do Clérigo da Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), padre Roney Carvalho, a imagem foi conduzida à escadaria principal da sede da Prefeitura e, em seguida, realizada uma celebração.

“Peço em nome de todos aqueles que servem, e que estão a serviço de nossa cidade, que Nossa Senhora da Vitória acolha nossa oração de consagração e leve até Jesus, para que ele continue abençoando cada um que trabalha servindo o outro, servindo nossa sociedade”, orou o clérigo mencionando o prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda e todos os servidores presentes.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, também pediu proteção e direcionamento no trabalho para a sociedade.

"É com muita felicidade estar nesse momento recebendo as bênçãos de Nossa Senhora, e o que peço para ela hoje é que nos ilumine, para que a gente seja sempre direcionado a fazer o bem para a sociedade”, frisou.

Participaram da Celebração, os secretários Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult), Carlivan Braga (Semeped), o secretário-adjunto de Governo, Emílio Murad, o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, além dos servidores municipais.

Devoção a Nossa Senhora da Vitória

A devoção à Nossa Senhora da Vitória já existia em Portugal desde o tempo de Dom João I, que, grato à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos, mandou construir um Mosteiro e em seguida um Santuário que recebeu o nome de Santa Maria da Vitória. Foi declarada padroeira da Málaga pelo Papa Pio IX em 12 de dezembro de 1867 e foi coroada em 8 de fevereiro de 1943.

Em São Luís, a história de devoção a Nossa Senhora da Vitória é uma marca do povo ludovicense, que sempre festeja com fervor e alegria festas em honra à Padroeira da principal Catedral Metropolitana da capital maranhense, a Igreja da Sé, que foi construída em 1762 pelos Jesuítas, a partir da Batalha de Guaxenduba, em que portugueses lutavam para expulsar os franceses das terras maranhenses.

Ao final, e com número inferior de combatentes, os portugueses conseguiram expulsar definitivamente os franceses da terra. Por isso, Nossa Senhora da Vitória é considerada a padroeira de São Luís do Maranhão, devido à fé dos portugueses, que creditaram à santa, a vitória no combate.