Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís e parceiros celebram Semana Nacional do Idoso com ações e serviços no Parque do Bom Menino

27/09/2022 18h47 - Atualizada em 10/10/2022 17h13
Secom

O Parque do Bom Menino se transformou, na última terça-feira (27), na ‘Vila São Luís - Amiga da Pessoa Idosa’, em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, uma ação da Prefeitura de São Luís em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e a Rede de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi-SLS). 

A ação contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e diversas secretarias do Município, além de instituições da sociedade civil que apoiam e lutam por esta parcela da população. A programação foi composta por atividades recreativas, educativas, oferta de serviços e Baile dos Anos 60. A Semana do Idoso vai continuar ao longo da semana com as instituições participantes e encerrará no sábado (1º), quando é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa.

“Celebramos o Dia Municipal da Pessoa Idosa com várias atividades aqui no Parque do Bom Menino, reunindo diversas secretarias, junto com parceiros da sociedade civil, conselhos, iniciativa privada, mostrando que a rede de proteção e de acolhimento da pessoa idosa funciona e pode fazer muito. A Prefeitura de São Luís é parceira de todo esse trabalho e, além de comemorar, também é dia de apresentar os direitos, oferecer os serviços e mostrar que a Prefeitura de São Luís estará sempre do lado da pessoa idosa”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Entre os serviços e atividades oferecidas no evento, estão inscrição no CadÚnico, aferição de pressão arterial e orientação nutricional, vacinação contra gripe, atividades físicas, informações sobre benefícios de gratuidade ou por faixa etária (60 a 64 e 65+), entrega de requerimento para o Selo de Estacionamento especial e orientações quanto aos documentos, horários e locais de atendimento, orientações para uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, entre outros.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Ana Carla Furtado, destacou o compromisso da Prefeitura com a atenção à pessoa idosa.

“A Semcas não poderia ficar de fora de um grande evento como esse, por isso participamos de todas as etapas da construção da Vila. Tudo foi pensado com extremo carinho para comemorar essa data e trazer os serviços que diariamente podem ser encontrados nas unidades da Assistência, como a inscrição e atualização do CadÚnico. Além disso, é preciso lembrar que o CMDI é vinculado a Secretaria", ressaltou a secretária adjunta de Gestão, que responde pela SEMCAS, Ana Carla Furtado.

O secretário de Desportos e Lazer (Semdel), Ricardo Diniz, explicou que o evento também faz parte do mês em que São Luís comemora seus 410 anos.

“Isso aqui é a culminância do aniversário de São Luís, que inclui também nosso projeto São Luís Saudável, e com instituições como CAISI e Conselho Municipal do Idoso. Estamos aqui com todos os idosos que são beneficiados pelos programas da Prefeitura, e é uma alegria ofertar um dia de lazer e tantos serviços para esse público”, disse o titular da Semdel.

“Esse é momento em que estamos dizendo para os nossos idosos, enquanto gestão municipal, o que nós temos de serviços e todos estão neste momento sendo disponibilizados para que o idoso saiba como acessar esses direitos. Essa é a grande razão da ‘Vila São Luís - Amiga da Pessoa Idosa’”, reforçou a coordenadora do Conselho Municipal do Idoso, Socorro Ramos.

Instituições parceiras

Entre as instituições participantes do evento estava o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI), que há 16 anos oferece atendimentos individuais (ambulatorial) e diversos grupos terapêuticos, como memória, convivência, yoga, pilates, hidroginástica, coral, alongamento, meditação, academia e hipertensão e diabéticos. 

O diretor do Centro, Paulo França, falou da ação. “Esse evento é extremamente importante porque reúne todas as políticas da pessoa idosa que temos em nosso Município. São secretarias e instituições que promovem acessibilidade, saúde, educação, além de ações educativas e de conscientização que resgatam a valorização da pessoa idosa", disse Paulo França.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), também estava com o estande montado no evento realizando, de forma lúdica, o espetáculo ‘Mascotes e a Mágica do Trânsito’.

“Nosso objetivo principal é levar a educação para o trânsito de uma forma lúdica, para que os nossos idosos possam absorver e entender recreativamente a importância da faixa de pedestres e da segurança de cada um deles”, disse Adriane Pinheiro, coordenadora municipal de Educação para o Trânsito da SMTT.

Também participaram na ‘Vila São Luís - Amiga da Pessoa Idosa’, as secretarias de Educação (Semed), de Saúde (Semus), de Segurança Alimentar (Semsa), a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Guarda Municipal, além das instituições Lar Bela Vida e Lar Calábria, Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Defensoria Pública, Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Direitos do Idoso (Femadi) e a OAB.

Compareceram ao evento, a vice-prefeita, Esmenia Miranda; o secretário da Semus, Joel Nunes; e o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacem), Luís Fernando Ramos. 
Idosos aprovam atividades

Dona Maria Vieira, de 78 anos, estava aproveitando todas as atrações e adorou o baile dos anos 60.

“Maravilhoso esse evento, e já dancei muito hoje, moro na Cohab e temos um grupo dos idosos e viemos aqui aproveitar esse dia. Eu amo dançar e amo viver”, disse, empolgada.

Quem também estava feliz e ativa, participando do evento, era dona Maria Feliciano Fernandes, de 87 anos, que garantiu não sentir o peso da idade.

“Tenho 87 anos e mês que vem faço 88, nasci aqui no Centro e me sinto muito feliz e disposta, não me sinto velha”, disse dona Maria.