Gabinete da Vice-Prefeita

Anjo da Guarda e Maracanã recebem programação do “Aniversário no Bairro” da Prefeitura de São Luís

19/09/2022 15h33 - Atualizada em 29/09/2022 21h38

O sábado e o domingo foram animados para os moradores do Anjo da Guarda e Maracanã, que receberam a programação do “Aniversário no Bairro”, iniciativa da Prefeitura de São Luís em homenagem aos 410 anos da capital maranhense.

A programação, que prossegue até o dia 30 de setembro, contemplará também Coroadinho (23), Cidade Operária (24), Vila Luizão (25) e Ribeira (30). O prefeito Eduardo Braide e a vice-prefeita, Esmênia Miranda, acompanharam a apresentação ao lado dos moradores das duas localidades.

“Nós passamos pelo Anjo da Guarda, no sábado, e, no domingo, fomos à Zona Rural, sendo muito bem recebidos pela comunidade de Maracanã. É muito bom poder levar essa festa a diferentes áreas de São Luís, dando a todos a oportunidade de poder comemorar o aniversário da nossa cidade. No próximo fim de semana tem mais festa”, disse o prefeito Eduardo Braide, durante a festa no Maracanã, Zona Rural de São Luís.

No sábado (17), no Anjo da Guarda, a programação foi realizada na Praça da Ressurreição, onde o público se concentrou para assistir ao espetáculo “Pão com Ovo” e ao show da banda Mesa de Bar. Os moradores, entre crianças, jovens, adultos e idosos, chegaram cedo e acompanharam a apresentação sentados nas cadeiras posicionadas em frente ao palco e nas escadarias da praça. Vendedores ambulantes aproveitaram para faturar.

O evento atraiu, ainda, pessoas de bairros próximos, entre eles Vila Embratel, Vila Ariri, Vila Isabel, Vila Nova e Mauro Fecury I e II. A autônoma Valdelina Amorim nunca havia assistido a uma apresentação de “Pão com Ovo” ao vivo.

“Que bom que desta vez eu pude ver, pois assim, na praça, é mais fácil pra gente. Achei essa ideia da Prefeitura maravilhosa e um estímulo à cultura”, disse a moradora da Vila Embratel.

Quando o humorista Tedd Mac chamou Mesa de Bar para subir ao palco, a plateia entrou no clima do arrocha desde a autoral “Tratorista”, carro-chefe da banda. O show durou mais de uma hora e o repertório abriu espaço para canções de outros artistas que fazem sucesso com esse mesmo gênero musical no Brasil.

“É um prazer estarmos no Anjo da Guarda e agradecemos ao prefeito Eduardo Braide por nos incluir nesta festa descentralizada e maravilhosa”, disse o cantor Luy Costa.

Maracanã

No domingo, foi a vez da comunidade de Maracanã, Zona Rural de São Luís, onde o público se concentrou ao lado da sede do Boi de Maracanã. A festa atraiu, também, moradores de áreas adjacentes como Vila Nova República, Vila Sarney, Residencial Morada do Sol, Residencial Amendoeira, Rio Grande e Maracujá. O largo ainda estava decorado com bandeirinhas de São João e o público deu risadas com as piadas dos atores da peça “Pão com Ovo”.

“Nós ficamos muito gratos pelo fato de o prefeito trazer essa programação para o Maracanã e, principalmente, por organizar tudo aqui na nossa sede, que é um ponto de encontro da comunidade. Na verdade, muitos moradores daqui não puderam se deslocar até a Praça Maria Aragão para comemorar o aniversário da cidade e agora estão tendo essa oportunidade. Importante destacar que a Prefeitura de São Luís é muito presente na Zona Rural, o que é muito importante para nós”, disse Jônatan Oliveira, coordenador do grupo folclórico.

O ator Adeilson Santos, que dá vida à personagem “Dijé”, frisou o caráter democrático da programação, incluindo as artes cênicas.

“Nós estamos vivendo momentos maravilhosos com essa programação nos bairros. É muito gratificante testemunhar o entusiasmo das comunidades. Tem muita gente que nunca nos assistiu no teatro. E tudo isso acontece após uma pandemia que nos privou de estarmos juntos. Daí a importância desse evento, que é um presente para São Luís”.

O público também aproveitou a noite de domingo para cantar e dançar ao som de arrocha durante o show da banda Mesa de Bar. O cantor Luy Diego elogiou a iniciativa por descentralizar a programação.

“Louvável a ideia do prefeito Eduardo Braide e agradecemos por poder contribuir para esta grande festa. Em cada bairro onde passamos, somos recebidos com muito carinho e a experiência está sendo inesquecível”.

A programação do “Aniversário no Bairro” é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e conta com o apoio de equipes da Guarda Municipal, Blitz Urbana, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, também, da polícia e dos bombeiros civis e militares, bem como da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).