Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís realiza abertura da programação do Maio Amarelo 2022

02/05/2022 19h20 - Atualizada em 11/05/2022 09h11
Secom

Com o objetivo de reforçar a educação e chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança no trânsito, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), lançou, nesta segunda-feira (02), a programação do movimento Maio Amarelo 2022. Este ano, a campanha traz como slogan “Juntos salvamos vidas”.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, representando o prefeito Eduardo Braide, realizou a abertura oficial da programação do movimento Maio Amarelo 2022 no Auditório Armando Gaspar, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, na presença de representantes de órgãos públicos de todas as esferas, sociedade civil organizada e iniciativa privada.

“Infelizmente, os números de acidentes de trânsito no Brasil são alarmantes. A cada hora ocorrem 72 acidentes, com média diária de 32 mortes. Mas não são apenas números. São vidas perdidas, histórias interrompidas e famílias que terão que conviver com esta dor. As estatísticas também mostram que das 10 principais causas de acidentes no trânsito, 7 são humanas, mas a gente poderia, na verdade, falar que são 8, pois falha mecânica no veículo pode ser culpa da falta de manutenção por parte do proprietário. Por isso, o tema da campanha deste ano não poderia ser outro, pois juntos salvamos vidas. Cada um de nós, condutores e pedestres, somos responsáveis por um trânsito mais seguro para todos”, afirmou a vice-prefeita.

O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, informou que foi elaborada uma ampla programação envolvendo vários órgãos da administração municipal, entre outras parcerias.

“Ao longo de todo o mês de maio, a SMTT vai realizar diversas atividades para chamar a atenção da população de São Luís para o alto índice de acidentes que ocorrem no trânsito e que poderiam ser evitados se todos tivessem mais atenção e respeitassem a legislação de trânsito. Serão atividades em parceria com as secretarias de Educação, da Pessoa com Deficiência e em parceria com outros órgãos públicos e a sociedade civil organizada”, disse.

Durante a abertura do movimento Maio Amarelo, Diego Baluz destacou as ações constantes que a Prefeitura de São Luís realiza e que serão intensificadas ao longo do movimento Maio Amarelo 2022. Neste mês, foi lançada a ‘City Tuor SMTT”. Por meio do projeto, alunos da rede municipal poderão visitar a secretaria para conhecer de perto a estrutura e as atividades realizadas pelo órgão.

Uma das ações realizadas pela SMTT, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran), é o “Estacionamento Consciente”. Com a atividade, a secretaria busca educar condutores para que estacionem de forma a não atrapalhar o tráfego e comprometer a segurança viária.

Outra atividade é o “Educatrânsito”, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que leva equipes da SMTT para as salas de aula das escolas da rede municipal, onde são repassadas lições de boas práticas no trânsito para as crianças. Por meio do “SMTT Itinerante”, as equipes da Coetran visitam as comunidades, falando diretamente com a população sobre a importância do trânsito seguro.

Em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped) é realizada a “Atitude Educa”, que vai às garagens das empresas de transporte coletivo de São Luís para realizar minicursos com os motoristas para reforçar a atenção no trânsito, o cumprimento à legislação e a melhorar o tratamento com os passageiros. Por meio do “Tô na faixa com segurança” são realizadas ações nas faixas de pedestres da capital chamando atenção de pedestres e condutores para a sua importância. Também são realizadas Blitz Educativas.

A programação de lançamento do movimento Maio Amarelo 2022 contou ainda com palestras do professor, agente de trânsito e especialista em Segurança no trânsito, Ilber Borralho; e de Larissa Abdalla Brito, conselheira Estadual de Trânsito.

Participaram da abertura do movimento Maio Amarelo 2022, o diretor-superintendente do Sebrae/MA, Albertino Leal; Lourival Cunha Sousa, fundador e presidente da SOS Vida Pelo Paz no Trânsito; os secretários municipais da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto; Vitor Maciel Fernandes da Cunha, comandante Operacional no Estado do Maranhão da Polícia Rodoviária Federal (PRF); o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar, Sílvio Carlos Leite; Celso Bornete, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos; Sandro Belo, diretor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT); Diogo Alexandre, coordenador de Operações da SMTT; Érica Brito, diretora do Instituto de Criminalística (Icrim); Heverton Pereira, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito; coronel Emerson Bezerra da Silva, comandante Geral da Polícia Militar.

MAIO AMARELO

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

O movimento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. 

PROGRAMAÇÃO MOVIMENTO MAIO AMARELO 2022

AÇÃO FAIXAS DE PEDESTRES

03/05 - 8h - Avenida Guajajaras (São Cristóvão/ próximo à Clínica Paulo VI)

04/05 - 8h - Avenida Daniel de La Touche (Ipase / em frente à SMTT)

05/05 - 8h - Avenida Guajajaras (em frente ao Terminal de Integração Cohama/Vinhais)

09/05 - 8h - Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do 90/ próximo a Alvorada Motos)

10/05 - 8h - Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohafuma próximo a Potiguar)

11/05 - 8h - Avenida Coronel Colares Moreira (próximo ao Tropical Shopping)

 

AÇÃO BLITZ EDUCATIVA

12/05 - 08h30min -  Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohafuma próximo a Potiguar)

19/05 - 17h - Avenida Beira-Mar (próximo a Praça Maria Aragão)

26/05 - 17h - Avenida Litorânea (próximo a Casa das Dunas)

27/05 - 8h30min - Avenida Daniel de La Touche (Ipase / em frente à SMTT)

 

PROJETO ATITUDE EDUCA

16/05 - 14h - UEB Primavera, Rua 09, nº 10, Residencial Primavera

17/05 - 13h30min - UEB Professor José da Silva Rosa, Rua Eliezer Silva, Nº 400, São Bernardo

18/05 - 8h30 - U.E.B. Camélia Costa Viveiros, Rua do Arroz, Coroado

20/05 - 7h, Dínamo Engenharia, Rua Santa Isabel, nº 40, Santo Antônio

31/05 - 14h30min -  Escola Santa Fé, Avenida João Pessoa, Anil

 

PROJETO EDUCATRÂNSITO

23/05 - 8h30min - UEB Bernardina Spíndola, Rua Celso Magalhães, Centro

24/05 - 8h30min - UEB Oliveira Roma, Rua Grande, nº 200, Recanto Vinhais

25/05 - 8h30min - UEB Tom & Jerry, Rua 01, nº120, Planalto Vinhais