Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís realiza 1ª edição do Divert 21 em celebração ao protagonismo da pessoa com Síndrome de Down

12/03/2022 13h04 - Atualizada em 25/03/2022 08h57

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), realizou, neste sábado (12), a 1ª edição do Divert 21, evento que teve por objetivo a celebração do protagonismo das pessoas com Trissomia 21, isto é, com Síndrome de Down.

Representando o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda prestigiou o evento, realizado no Parque do Bom Menino, no Centro.

“Essa é uma grande iniciativa da Prefeitura de São Luís e parceiros. É muito importante para a celebração desta causa tão especial. As pessoas com Down precisam de momentos como esse, de diversão, e essa é apenas a primeira edição desse projeto tão lindo”, destacou.

A 1ª edição do Divert 21 teve início às 8h e contou com várias atividades e jogos, entre eles, oficinas de massa modelar, de ateliê de bijuteria, quebra-cabeça, pintura facial, pula-pula, piscina de bolinhas, karaokê, futebol de sabão e apresentações do circo escola e zumba. Durante o evento houve a distribuição de água e, também, de lanche.

De acordo com a mãe da jovem Damaris, de 26 anos, a iniciativa é um complemento ao processo de desenvolvimento de quem vive com Down.

“Esse é um momento muito importante para o desenvolvimento dela. Sempre que a gente pode participar de coisas assim, a gente vem. A Prefeitura de São Luís está de parabéns pela iniciativa”, disse a dona de casa Maria de Lourdes Santos, de 60 anos.

O secretário Carlivan Braga, titular da Semeped, disse que o Divert 21 é mais uma política municipal com o objetivo de garantir o acesso ao esporte e lazer às pessoas com Síndrome de Down.

“Esse momento de diversão é de extrema importância para a cidadania das pessoas com Trissomia 21. O prefeito Eduardo Braide tem sido muito sensível à causa e, com o apoio dele e dos parceiros, a quem agradeço imensamente, continuaremos trabalhando por uma São Luís melhor”, afirmou.

O Divert 21 teve apoio das secretarias municipais de Administração, Meio Ambiente, Desporto e Lazer, Segurança com Cidadania, Criança e Assistência Social, Segurança Alimentar e Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social; do Serviço Social do Comércio (SESC); Pobres Serviços; Colégio Eureca; Instituto Amor Incondicional; Projeto Ludic; APAE; e dos vereadores Octávio Soeiro (Podemos) e Silvana Noely (PRTB).