Início » Projetos
Projetos

Projetos em Atuação

Projeto Turismo Educativo
O Projeto Educativo é desenvolvido em parceria com Secretaria Municipal de Educação – SEMED e promove a educação patrimonial e ambiental com alunos da rede municipal de ensino, enfatizando a importância da preservação e valorização dos atrativos históricos, culturais e naturais de São Luís, estimulando a boa conduta e os princípios éticos no ambiente escolar. O Projeto tem sua atuação nas escolas municipais, desenvolvendo atividades artístico-pedagógicas realizadas por acadêmicos de Turismo, Pedagogia, Letras, História, Teatro e Artes. São peças teatrais com bonecos, palestras, mostras artísticas, oficinas de artes e exibição de vídeos, passeios turísticos, fomentando, em alunos e docentes, a importância do turismo como atividade geradora de trabalho e renda e fator de inclusão social. A SETUR tem a intenção de ampliar as ações do projeto para atender escolas da rede privada, bem como atuar em associações de bairros, eventos da cidade, ONG's etc.

Projeto São Luís Ilha do Reggae
O Projeto São Luís Ilha do Reggae contempla o desenvolvimento de um programa de sensibilização e capacitação, com a realização de cursos e palestras sobre a importância do reggae como fonte geradora de emprego e renda, bem como elemento da cultura local, além da articulação da cadeia produtiva do segmento, visando contribuir para a consolidação do reggae como produto turístico de qualidade em São Luís. Dentre as conquistas do projeto está a criação da Comissão Integrada do Reggae e Turismo, composta por membros das mais diversas categorias que compõem os segmentos e que atua em parceria com a SETUR, como um órgão de poder consultivo e administrativo no desenvolvimento do reggae. A sua última conquista foi a consolidação do Roteiro "Capital Brasileira do Reggae".

Passeio Serenata Histórica
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo que contempla um roteiro turístico diferenciado no Centro Histórico de São Luís, integrando a produção musical maranhense e intervenções artísticas promovendo o (re) conhecimento da cidade a partir de itinerários temáticos. As noites de quarta-feira no bairro da Praia Grande ficaram muito mais charmosas. Agregado a toda beleza arquitetônica das ruas, becos e dos casarões coloniais, com o Passeio Serenata Histórica, são realizados passeios com turistas e a comunidade para o conhecimento sobre o patrimônio cultural da cidade.
A proposta de realizar passeios turísticos sugere a ressignificação dos espaços públicos do bairro da Praia Grande, buscando o aproveitamento do Centro Histórico como local de sociabilidade e enraizamento comunitários e de fruição cultural, valorizando e difundindo a cultura local entre turistas e a comunidade, com vistas a ampliar a oferta de lazer da cidade de São Luís e agregar valor a experiência dos turistas.

Projeto Informante Anfitrião
O Projeto Informante Anfitrião é promovido pela Prefeitura, através da parceria contributiva entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS, tendo em vista propiciar a adolescentes, idosos e pessoas com deficiência atividades laborais e de formação complementar ligadas diretamente ao turismo, assegurando-lhes condições de desenvolvimento de habilidades, através de aproximações sistemáticas com a dinâmica do mundo do trabalho no setor do turismo.
O Projeto visa à inclusão social em um setor tão promissor como o turismo. O público envolve uma faixa etária cujas oportunidades surgem de forma isolada, como na adolescência. A proposta está centrada no desenvolvimento pessoal e coletivo de cada participante entre adolescentes de 17 e 18 anos, idosos e pessoas com deficiência em atividade de trabalho, articulada com a qualidade de vida familiar, a partir da prestação temporária de informações turísticas sobre pontos estratégicos de importância histórica em São Luís.

QUALITUR
A Secretaria Municipal de Turismo engajada no princípio na boa hospitalidade propõe o Programa de Qualificação para o Turismo, uma iniciativa que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade na prestação de serviços e atendimento aos turistas que visitam São Luís, através da realização de campanhas capacitação e sensibilização turística por meio de cursos e palestras sobre temáticas ligadas ao turismo e ao fortalecimento da autoestima maranhense. Realização de jornadas de sensibilização nos diversos empreendimentos turísticos e em empresas ligadas indiretamente ao setor, com temas voltados ao (re) conhecimento e valorização da cidade e ao resgate e fortalecimento da autoestima e encantamento pela cidade patrimônio da humanidade.
A realização deste Programa sugere a conscientização dos profissionais do turismo quanto ao seu papel como propagadores da oferta turística e de sua responsabilidade em receber e servir o turista com qualidade promove a divulgação de informações sobre os atrativos turísticos da cidade junto aos visitantes, além de estimular o desenvolvimento da autoestima da comunidade local.

Conhecendo a minha cidade
Baseado no princípio da boa hospitalidade a SETUR não poderia deixar de fora a qualificação e sensibilização dos servidores da casa, portanto propôs o Programa Conhecendo a minha cidade, como forma de criar um sentimento de pertencimento daqueles que trabalham para o turismo do município. As ações comtempladas são: visitas técnicas guiadas pelos atrativos históricos, culturais e naturais da cidade, bem como palestras e minicursos e demais atividades que venham acrescentar conhecimento e o desenvolvimento da autoestima dos servidores. Posteriormente as ações serão ampliadas para os funcionários de outros órgãos do município.

Programa de Desenvolvimento de Liderança – PDL
Se os líderes não forem incentivadores de políticas de desenvolvimento profissional todo o trabalho de qualificação que desenvolveremos poderá ser inócuo. Portanto esse projeto visa qualificar adequadamente e sistematicamente os líderes empresariais e de entidades do trade turístico.
É um trabalho que já teve início dentro da própria Setur e será lançado em Maio com perspectiva de aplicação para 30 líderes por ano. Serão diversas ações focadas e desenvolvidas especialmente para gerentes, diretores, empresários e demais cargos de liderança.
Cursos de alto impacto, palestras, avaliações, pesquisas, enfim, uma série de ações que possibilitem o desenvolvimento e acompanhamento dos líderes e seu impacto direto nos resultados das suas empresas.
Com esse projeto a Setur espera contribuir para que nossa cidade tenha líderes mais preparados, focados e conscientes do seu papel no desenvolvimento de sua equipe, bem como empresas mais competitivas e que gerem mais empregos ainda.

Promoção Turística
A Secretaria Municipal de Turismo - SETUR promove a cidade de São Luís a partir da participação em eventos nacionais, onde são estruturados espaços nas principais feiras de turismo, em stands caracterizados com adereços típicos e que remetam a identidade da capital maranhense. Nos eventos são distribuídos materiais promocionais, compostos por um kit (sacola, brinde, folder), além disso há degustação de produtos regional. De forma mais ampla, a SETUR desenvolve campanhas promocionais específicas para eventos tradicionais de grande repercussão em níveis nacional e internacional, como o São João, onde é realizado o Lançamento do evento em sete destinos prioritários: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Teresina e Belém e também através da divulgação em revistas e jornais especializados e na mídia local e nacional.

Operações Boas Vindas
Como forma de encantar os turistas que visitam a cidade, a SETUR realiza campanhas de recepção nos períodos festivos da cidade – Carnaval e São João. A ação ocorre portões de entrada – aeroporto e rodoviária – onde acontece apresentações culturais e ornamentações de áreas estratégicas, e também nos hotéis da cidade.

Observatório do Turismo
Tendo em vista a complexidade de reunir dados estatísticos para o turismo que possibilitem a apuração de indicadores do setor com mais exatidão, a Secretaria Municipal de Turismo empenhada na prática do bom atendimento e da hospitalidade dos visitantes propõe o desafio de transformar o seu atual sistema de informações em um modelo mais moderno e eficaz, capaz de gerar respostas à necessidade de uma análise da atividade em São Luís através do conhecimento da demanda turística e de suas repercussões na economia local.
A estruturação de um Observatório como alternativa para o conhecimento das variáveis da oferta e da demanda e propiciando a análise de dados, visando mensurar o impacto da atividade na economia local e consequente reconhecimento da importância do turismo. Para a gestão desse processo, é necessário uma estrutura composta de equipamentos, que favoreçam a equipe técnica da Secretaria na plena realização de pesquisas, com o aporte técnico de novas tecnologias que permitam análises estatísticas mais aprofundadas.
O Sistema de Informações relacionados a atividade turística contempla ainda um banco de dados, composto por todas as informações referentes ao turismo municipal, tais como: contatos de agências e operadoras turísticas; meios de hospedagem e empresas ou instituições afins que direta ou indiretamente estão ligadas à atividade. Além disso são realizadas pesquisas de demanda turística, bem como pesquisas internas de clima e liderança.

Plano de Ação Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo
O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no turismo em São Luís começou efetivamente, quando o Ministério do Turismo lançou a Campanha Nacional de Enfrentamento e Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Turismo em Dezembro de 2004 no Fórum Mundial de Turismo, em Salvador. O movimento estava integrado ao Programa Turismo Sustentável & Infância. A SETUR, desde então desenvolve a campanha de combate a exploração sexual infanto-juvenil junto a cadeia produtiva do turismo e turistas em São Luís, articulando outras ações que promovam a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, realizando eventos públicos, oficinas e pesquisas.

Festivais Gastronômicos
A intenção que move essa proposta é a oportunidade de valorização e divulgação da gastronomia local através da realização de dois festivais. Para que os estabelecimentos participem do Festival é necessário que os mesmos passem pelo o Programa de Qualificação da SETUR, fazendo, assim, que os estabelecimentos participantes dos festivais fomentem a nossa gastronomia e ainda apresentem uma boa prestação de serviços.
Os festivais gastronômicos poderão ser criados pela própria SETUR ou ainda pelas entidades representativas de bares e restaurantes. Sendo que sempre serão realizados em parcerias para que aproveitemos o expertise das referidas entidades.
Valorizaremos os pratos típicos como arroz de cuxá, nossa variedade de pescados, camarão, caranguejo, dentre outros.

Projeto Turismo Náutico
O Projeto Turismo Náutico consiste em uma proposta de estimular o aproveitamento dos recursos naturais de São Luís, através da prática do turismo náutico pela orla marítima da cidade.
Para os empresários do setor de agenciamento receptivo e náutico a oportunidade de segmentar seus produtos e serviços aumentando sua renda, gerando mais empregos e fortalecendo seu empreendimento. O setor público e o turismo local ganharão com a estruturação de novos roteiros que possibilitarão o aumento da taxa de permanência e gasto médio do turista na cidade e com isso, maior arrecadação de tributos.
A execução do Projeto contribuirá para a preservação de áreas naturais, na medida em que visa o aproveitamento das áreas marítimas que margeiam a ilha de São Luís dentro dos princípios de sustentabilidade, combinando com ações de sensibilização e educação ambiental. Agregado a isso estimulam-se as necessidades econômicas, ao diversificar a oferta turística, somando aos valores educacionais.

Museu da Gastronomia Maranhense
O Projeto Museu de Gastronomia Maranhense da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo será um equipamento turístico que pretende promover a herança cultural da gastronomia regional e incrementar o setor de alimentos e bebidas da cidade, na perspectiva de estímulo à geração de trabalho e renda.
O Museu da Gastronomia será instalado em sobrado localizado à Rua da Estrela, nº 82, de propriedade da Prefeitura Municipal de São Luís e parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís. O referido imóvel está situado em área inscrita como Patrimônio Mundial pela UNESCO, estando, portanto, em uma área de grande interesse turístico e movimentação de pessoas. O sobrado possui quatro pavimentos (térreo, primeiro piso, segundo piso e terceiro piso pavimentos). Possui uma área de 780,04 m², construída em alvenaria de pedra.
O Projeto está em fase de elaboração do Plano Curatorial.

1- Museu da Gastronomia Maranhense
• Exposição Cultural
2- Centro de Capacitação em Gastronomia e
• Hospitalidade
Capacitação Profissional
3- Café - Literário
• Eventos

Projeto de Sinalização Turística
O Projeto de Sinalização Turística tem a parceria do Ministério do Turismo e tem o objetivo de implantar sistema de sinalização turística na malha urbana e no centro histórico, promovendo a boa orientação na cidade e a interpretação do patrimônio turístico histórico. No intuito de superar as deficiências de orientação urbana no tocante a sinalização turística da cidade, a SETUR propôs a implantação de alguns instrumentos como placas, terminais de multimídia e mapas. O projeto foi dividido em três etapas:
• 1ª Etapa: 140 placas indicativas de sinalização turística (101 bilíngues); 100.000 mapas; 06 painéis; 10 terminais de autoatendimento e 20 totens de informações turísticas no Centro Histórico.
• 2ª Etapa: 50 placas externas de monumentos; 120 mil mapas de bolso; 23 placas direcionais no Centro Histórico.
• 3ª Etapa: Mapas de bolso em braile; Totens em outras áreas como lagoa, praias, terminais de ônibus, acessíveis para cadeirantes.

Projetos a Serem Executados

Programa Municipal de Aventura
A proposta visa desenvolver o Turismo de Aventura em São Luís, explorando as potencialidades dos locais para realização de trilhas ecológicas para caminhantes e cicloturistas nas áreas do Sítio do Físico, Sítio Piranhenga e Raposa, bem como a prática e desenvolvimento de campeonatos de kitesurf, canoagem, jet-ski, paraquedismo, etc.
Temos grande potencial para a prática de turismo de aventura, o objetivo desse programa é segmentar e valorizar essas práticas que atraem milhares de pessoas todos os anos para destinos que apresentam estrutura adequada para as suas práticas.
Também iremos participar de feiras de esporte de aventura a partir de 2014 (Adventure Sport Fair – em São Paulo) para promover o destino.

Transporte Turístico
A SETUR consciente do potencial de São Luís como destino turístico propício ao lazer propõe a implantação do Transporte Turístico que apresentará roteiros urbanos em ônibus especiais, pelos principais atrativos turísticos de São Luís, tendo como outra finalidade a divulgação dos principais atrativos turísticos da cidade. O Projeto foi concebido a partir de pesquisas acerca de novas concepções para o turismo local. Foram diagnosticadas duas experiências, uma em Santos – SP, e outra em Curitiba – PR, onde são realizados passeios diários, pelos principais pontos turísticos, ampliando a oferta de lazer dessas localidades.
A execução de tal proposta, além de ampliar a oferta de lazer de São Luís, servirá como elemento capaz de divulgar os principais atrativos turísticos da cidade, agregando valor ao destino São Luís. O Projeto contará com a colaboração de agências de receptivo que o divulgarão em seus pacotes turísticos, além do Sindicato de Guias, uma vez que os passeios serão conduzidos por guias de turismo cadastrados na SETUR.

Aniversário da Cidade
O projeto pretende contribuir com a dinamização da cultura e do turismo do município, além de estender a programação do quadricentenário de São Luís, prejudicado no ano anterior pelo calendário eleitoral e outras dificuldades observadas, o que deixou o ludovicense com a certeza de que se poderia fazer muito mais. A proposta visa recuperar um pouco da história e da cultura visual, oral e escrita da cidade de São Luís, a SETUR propõe as atividades que seguem, constando entre elas concurso de fotografias, de poesias, concurso de pintura em tela, escolha da música da cidade, etc. Os trabalhos homenagearão personalidades destacadas que contribuíram com a história e a cultura do município. Cada concurso terá um homenageado. Ao final, os grandes ganhadores serão a cidade e seus habitantes que poderão conhecer e aprender um pouco mais da sua rica história.

Projeto Revivendo
Na perspectiva de desenvolver o turismo cultural, uma atividade que viabiliza a observação, a participação e o uso dos bens culturais móveis e imóveis, materiais e imateriais, a SETUR propõe o Projeto Revivendo que tem por objetivo dinamizar a programação cultural da Praia Grande, colocando em evidência o valioso conjunto dos cenários que compõem o Centro Histórico de São Luís, além de valorizar a cultura local e contribuir para o aumento da taxa de permanência dos turistas. A programação cultural será diversificada e composta por artistas maranhenses e manifestações culturais tradicionais, os eventos serão realizados em vários pontos do bairro da Praia Grande.

Memória da Cidade
A SETUR, com o propósito de revelar, divulgar e consequentemente preservar os monumentos históricos de São Luís, elaborou o Projeto Memória da Cidade, visando a pesquisa e identificação de prédios históricos do Centro da cidade, utilizando placas de identificação dos principais moradores da edificação e seus fatos mais marcantes. A intenção pauta-se na possibilidade de resgatar as personalidades que fizeram do Maranhão um Estado reconhecido pelo seu patrimônio imaterial.
A proposta, após avaliada pelos órgãos competentes, terá elementos visuais que comporão símbolos de identificação, fixados em locais estratégicos na fachada do edifício, com material adequado, em harmonia com o ambiente, de modo que não cause nenhum tipo de poluição visual à área. Ainda será implantada nas placas o sistema QR Code.

Concheça São Luís nas Férias / Meu Patrimônio, Minha História
O Conheça São Luís nas Férias visa divulgar os atrativos culturais da cidade para os visitantes e sensibilizar comunidade local e turistas para a importância de conservar e proteger esses atrativos. O encanto do passeio revela-se através de performances teatrais que retratam a história e a identidade local, onde becos, mirantes, cantarias, azulejos e escadas formam um cenário naturalmente romântico e se transformam em um palco a céu aberto para representações da cultura local que se apresentam para os participantes do passeio. O projeto almeja despertar o interesse das pessoas para a riqueza do Patrimônio Cultural da cidade e levá-las conhecer e possuir como seu este legado. É nesse ambiente histórico que o projeto enriquece o olhar dos turistas, pois inclui nos seus roteiros performances teatrais, que remetem a fatos históricos e lembram figuras memoráveis do passado colonial de São Luís. Todo o trajeto é ciceroniado por guias de turismo sindicalizados e monitorados pelos técnicos da SETUR que acompanham a atividade visando o sucesso da mesma.

Bonde Turístico
O Projeto Bonde Turístico tem por finalidade a implantação de linha de bonde e via permanente com a fabricação de réplica do último exemplar de bondinho elétrico que circulou na cidade de São Luís.
O circuito se dará em um trajeto da antiga Praia das Mercês – local onde os navios negreiros desembarcavam com os escravos e lá eram comercializados – próximo ao Convento das Mercês e outros atrativos turísticos até a Casa do Maranhão – um aparelho do Estado que será um Centro de Atendimento ao Turista e Museu do Bumba-boi.
O Ipham já aprovou o trajeto e construirá uma praça com a estação de partida do bondinho. O trajeto se dará com acompanhamento de guias e atores caracterizados de personagens da nossa história contando e retratando algumas passagens de uma época áurea de São Luis.

Intercâmbio Gastronômico
A culinária de São Luís encanta com o olhar e com o paladar, pois é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. As iguarias que cativam o paladar ludovicense, rico em frutos do mar de todas as espécies se apresentam sob as mais diversas formas, do arroz com cuxá ao peixe frito, da típica peixada maranhense à caldeirada de camarão e as tortas de sururu, que além de saborosas são cheias de nutrientes. Os doces são admirados pela composição dos frutos da região, caracterizados pela área de transição entre norte e nordeste.
A SETUR, consciente que a gastronomia é um ponto forte de nossa cidade propõe o Intercâmbio Gastronômico, que visa transformar São Luís em referência gastronômica nacional, pretende – se com essa ação levar a gostronomia de São Luís além de nossas fronteiras e ressaltá-la como um diferencial turístico da cidade. Para isso, os cheff´s de São Luis serão convidades para semanas gastronômicas em países da América do Sul (Peru, Colômbia, Argentina, Uruguai) e alguns Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Fortaleza, Palmas, Terezina, Belo Horizonte) onde os mesmos irão apresentar técnicas, temperos e receitas tipicas aos frequentadores de restaurantes parceiros durante uma semana em cada destino.

Promoção na Guiana Francesa / Saint-mallo e Cancale – França
As principais potencialidades turísticas de São Luís são bem conhecidas: maior acervo colonial português, riqueza da cultura popular e o título de única capital brasileira fundada por franceses. Esta, não obstante a regular presença de turistas franceses em São Luís, o que contribui na geração de emprego e renda, sempre permaneceu fora das prioridades governamentais. E com o objetivo de preencher esta lacuna secular, a SETUR propõe o desenvolvimento de políticas que beneficiarão a relação e o intercâmbio entre São Luís e a França, com especial atenção às cidades francesas Cancale, Saint-Malo e Berthegon, além da Guiana Francesa.
Saint-Malo e Cancale na Bretanha, foi morada do navegador Daniel de La Touche, e Berthegon no Poitou, a cidade natal dele. A Guiana é o maor emissor sulamericano de turistas para São Luís.
A intenção da ação é fazer uma capanha promocional na cidades francesas acima citadas, bem como racionalizar os atrativos já existentes para tal público.

Turismo Acessível
Criar um sistema de acessibilidade que permita a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em atividades de turismo e lazer em São Luís. Contribuindo dessa forma para eliminar formas de discriminação e garantir o acesso aos bens e serviços por parte das pessoas com mobilidade reduzida e com necessidades especiais.
Além de manter uma discussão permanente junto a comunidade para que a acessibilidade esteja permanentemente na agenda política e que seja uma política pública prioritária.
Algumas leis deverão ser criadas e outras mais divulgadas para que as pessoas que mobilidade reduzida ou qualquer outro tipo de necessidade especial possa contemplar nossas riquezas culturais.

Unidade Móvel de Capacitação
Qualificar mão de obra que está a margem do mercado de trabalho, oportunizando, assim que a geração de emprego e renda seja efetivamente democrática. Bem como reciclar os profissionais que estão no mercado.
Esses são dois objetivos estratégicos que ajudarão nossa cidade a ter uma prestação de servilo de referência e a altura de nossas características hospitaleiras.
Essa Unidade Móvel permitirá que atendamos esses profissionais em suas próprias áreas, ou seja, nos bairros onde residem ou na porta dos bares, restaurantes, hotéis, pousadas ou agências de viagem e receptivo em que trabalham. Em ambos os casos o deslocamento é um grande impeditivo para a realização de cursos.
Sanaremos essa dificuldade com a Unidade Móvel de Educação.

Centro de Capacitação Profissional em Turismo e Hotelaria
A SETUR respaldada pela sua atuação na área de qualificação profissional com um cronograma de treinamento sistemático, apresenta a proposta do Centro de Capacitação Profissional em Turismo, complexo que será um anexo da SETUR, onde serão desenvolvidas ações de capacitação em turismo como um contributo para a inclusão social de jovens e para a melhoria de serviços de São Luís, na medida em que oferece na sua estrutura, metodologia didática que transmite conhecimentos e desenvolve habilidades e competências a públicos diversos, mas em especial, jovens carentes e em situação de risco. Os recursos para a construção dessa escola já foram garantidos pelo PAC das Cidades Históricas, a previsão de entrega do prédio reformado é janeiro de 2015.

Roteirização / Roteiros Integrados

As constantes inovações do setor turístico, em decorrência da alta competitividade dos mercados e das exigências cada vez maiores dos consumidores, levam à busca de produtos específicos, como o turismo cultural, religioso, esportivo, o de aventura e o ecoturismo, dentre outros. Segmentar o mercado, estratégia de promoção e comercialização, que descobre novos destinos, cria novas oportunidades, estimula interesses e possibilita a visitação com conforto e superação de expectativas.
A SETUR apresenta o Projeto Roteiros Integrados, que se constitui numa proposta para o desenvolvimento de itinerários com abrangência na ilha de São Luís e Alcântara. Nesse projeto, propõe-se a diversificação das opções de atrativos turísticos, com a estruturação de roteiros que compartilhados, favoreçam o aumento da taxa de permanência dos turistas na região, estimulando a visitação aos municípios e consequentemente gerando ocupação e renda às populações envolvidas.

Cruzeiros Marítimos
Esse projeto visa incluir São Luis na rota dos Cruzeiros Marítimos a partir de 2015.
Já foram iniciados os esforços para apresentar nossa cidade como um atrativo para turistas, pois não somos mais um destino "praia", mas sim um excelente destino cultural.
A ABREMAR – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos já recebeu a visita da SETUR e de técnicos da EMAP onde foram apresentados as características do Porto do Itaqui, bem como agendado uma visita de um técnico da entidade para uma visita técnica ao referido porto. Dessa visita será gerado um check list de exigências e um cronograma de ações.
A SETUR, com esse projeto acompanhará todo esse processo visando trazer navios de travessia (Europa) no primeiro momento e de demais destinos em um segundo momento.

Praça Legal
A intenção da SETUR em parcerias com os demais órgãos municipais é fazer das praças da cidade de São Luís um espaço cultural saudável onde a comunidade local tenha oportunidade de se confraternizar. O Projeto Praça Legal além da promoção da melhoria da infraestrutura urbana e paisagística, desenvolverá programas de educação socioambiental para os moradores e visitantes, sobre o uso adequado desses espaços. Assim, a revitalização destes espaços proporcionará maior oportunidade a todos seja no âmbito social, cultural e econômico, visto que contribuirá para racionalizar a urbanização da cidade, melhorando a condição física, paisagística e de saneamento do bairro, bem como a possibilidade de incremento do comércio pelo maior fluxo de pessoas na localidade.

Feira da Praia Grande
A Feira da Praia Grande já é um grande atrativo turístico no Centro Histórico, porém está degradada e necessitando de vários reparos. A SETUR se propõe a tornar esse aparelho turístico em um mercado de referencia, tanto em higiene e limpeza, quanto em atendimento ao turista e ao cidadão ludovicense.
Serão feitas reformas nos banheiros, adaptação para pessoas com necessidades especiais, treinamento em Boas Práticas de Alimentação e Alimento Seguro, padronização de box, criada a rádio da feira, e várias outras ações que visem o êxito desse projeto. Bem como o acompanhamento bem próximo por parte de nossos técnicos.

Aterro do Bacanga
Esse é um dos maiores projetos que serão executados. Exigirá um trabalho transversal e multifocal para que obtenhamos êxito no mesmo.
O objetivo é transformar o Aterro do Bacanga em um parque da cidade, sempre atento às vocações de cada uma das glebas. Espaço para eventos e shows, ciclovias e pistas para caminhadas, mirante para apreciação do visual, arena cultural, campos e quadras polidesportivas, orquidário, santuário Papa João Paulo II e outros atrativos.
O projeto será através de concurso público nacional organizado pelo INCID, os recursos serão mistos, vindos da iniciativa privada (PPP), prefeitura e órgãos internacionais de fomento.

Limpeza, Iluminação, Tapa buracos, Segurança em Pontos Turísticos
Entendemos que as questões de infraestrutura impactam diretamente na satisfação e imagem do turista em relação a nossa cidade. Criamos na Setur uma comissão para acompanhamento de ações relacionadas com infraestrutura da cidade em pontos reconhecidamente como turísticos (Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Litorânea).
O objetivo é acompanhar e enviar relatórios constantes às secretarias, órgãos e empresas responsáveis para rápida solução.

Representação da SETUR em São Paulo
Com o objetivo de aproximar as relações com o maior mercado emissor de turistas do Brasil e, também, com o intuito de está mais presentes em feiras e eventos estratégicos, criamos esse projeto.
Iremos ter um escritório de representação na maior cidade do país, que buscará alianças estratégicas com operadoras, treinará mais constantemente os agentes de viagens de todas as operadoras com sede em SP, RJ, BH e BSB.
Esse projeto visa atender um maior número de pessoas sem necessidade de deslocamentos constantes de técnicos de São Luis para esses centros. Bem como ampliar nossa participação em eventos turísticos. Aqui será contemplado com mais eficácia o outro projeto "Capacitação com Operadoras".

APP, Iphone/Android
As novas tecnologias estão dominando os mercados, seja de que segmento forem, as vendas de smartfones batem recorde a cada ano, as operadoras de telefonia celular afirmam que a cada dez aparelhos vendidos, sete são smartfones. Visando aproveitar esse crescente demanda iremos desenvolver um aplicativo para telefones com sistemas Itunes e Android que o turista (e o ludovicense) poderá baixá-lo gratuitamente e ter acesso imediato a informações como locais para comer, se hospedar, números de táxis, serviços úteis, agenda de eventos e pontos turísticos.
Com esse aplicativo o usuário poderá ter informações, localizações e pedir para "traçar rota" até o local de interesse, podendo, assim, conhecer muito mais de nossa cidade.

Campanha Eu amo São Luís
Criaremos um selo para "carimbar" as ações que visem ressaltar e valorizar o sentimento de pertencimento e de amor por nossa cidade.
É preciso trabalhar sistematicamente esse sentimento, buscando, assim, mais zelo, carinho e valorização de São Luis e suas características.
Não é um projeto pontual, mas sim um selo permanente da SETUR.

DRS Ambulantes
Através do programa DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável iremos buscar uma plataforma consistente e sistemática já aplicada em vários outros projetos no Brasil todo que possibilite oferecermos uma nova perspectiva aos ambulantes que trabalham em áreas de maior fluxo turístico.
O objetivo é treiná-los sobre Qualidade no Atendimento, Informações Turísticas, dentre outros. Bem como possibilitar, através de linha de crédito do Banco do Brasil, investimento em materiais padronizados de trabalho.
Com esse projeto teremos ambulantes mais preparados para atender os turistas, inclusive com informações sobre nossa cidade e com um maior padrão de higiene e limpeza.

Capacitação con Operadoras
Esse projeto visa capacitar os agentes de viagens a venderem o destino São Luis com mais propriedade e segurança. Boa parte dos turistas compra passagens pela internet, a outra parcela que procura agências não busca apenas compra de pacotes, mas sim uma consultoria. Visando dar suporte aos agentes esse projeto tem o objetivo de treiná-los periodicamente e efetivamente para que o destino São Luis esteja sempre dentre os roteiros indicados, pela segurança na hora de prestar as informações mais relevantes.
Esse trabalho será executado em parceria com as grandes operadoras do país e atenderá os agentes de viagens que comercializam destinos nacionais, sobretudo o Nordeste.


Secretaria Municipal de Turismo
RUA DA ESTRELA, Nº 82, CENTRO - SÃO LUÍS/MA
(98) 3212-6210