Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

SMTT inicia operação de alteração no trânsito e amplia frota de ônibus em linhas especiais para o Réveillon 2024 nas praias de São Luís

31/12/2023 10h54 - Atualizada em 15/01/2024 14h11

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai reforçar a frota do sistema urbano de São Luís para atender a demanda de passageiros, na noite do dia 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, nas festividades na orla marítima. Além disso, também serão feitas interdições no trânsito nas vias de acesso e em toda extensão da Avenida Litorânea. A operação começa hoje (31), ao meio-dia.

“Estamos garantindo tranquilidade para a população que irá passar a festa da virada na orla marítima da capital maranhense, mantendo a oferta do transporte coletivo urbano e, também, disciplinando o trânsito na região e em todas as vias de acesso às praias. Nosso intuito é que todos possam ter um Réveillon em paz e com segurança em São Luís”, destacou o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues.

Para atender aos usuários, a linha T403-Calhau/Litorânea/Barramar, neste domingo (31), terá uma frota operante de 40 veículos, saindo do Terminal Praia Grande até às 23h30, com volta no sentido inverso: praia-Terminal Praia Grande. A partir das 00h de segunda-feira (1), a linha T051-São Cristóvão/COHAMA/Holandeses, terá a frota operante programada para os domingos.

Já em relação ao trânsito, a SMTT vai realizar ações, a partir do meio-dia de hoje (31), na extensão da Avenida Litorânea e orla marítima da capital, especialmente nas áreas próximas ao palco onde serão realizados os shows da Festa da Virada. Assim, o trânsito nas vias de acesso à Avenida Litorânea ocorrerá da seguinte forma:

- Interdição total, atrás do palco, sentido bairro-Centro, o tráfego de veículos será pela Rua Rio Claro;

- Interdição total, na frente do palco, sentido Centro-bairro, acesso pela Rua São Jerônimo. O fluxo pelas vias transversais será condicionado a sentido único e controle de passagem.

A livre circulação de veículos será liberada apenas para moradores devidamente identificados, veículos do serviço de limpeza e iluminação pública, ambulâncias, viaturas de segurança, como das polícias e Corpo de Bombeiros.

Agentes de trânsito estarão distribuídos em pontos estratégicos, em viaturas e motocicletas, para orientar condutores e pedestres, nas principais avenidas da cidade, principalmente nas vias de acesso à orla marítima pela Avenida dos Holandeses. Além disso, será realizado o monitoramento da circulação de veículos, na faixa de areia das praias da capital, que é proibida.

A SMTT terá equipes também na fiscalização no período do evento, incluindo o monitoramento através do Centro de Controle de Operações (CCO), com as câmeras instaladas nas principais avenidas da capital. Em caso de acidentes de trânsito, o cidadão deve acionar imediatamente a perícia do Grupo Tático de Trânsito (GTT), via WhatsApp (98) 8607-9807. O serviço funciona 24h.