Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeito Eduardo Braide anuncia última etapa das obras do Trânsito Livre na Cohab

22/12/2023 16h07 - Atualizada em 11/01/2024 15h25

A Prefeitura de São Luís, por meio do programa Trânsito Livre, iniciou na quinta-feira (21), a última etapa das intervenções na rotatória da Cohab.  O prefeito Eduardo Braide vistoriou os trabalhos, que agora concentraram-se na expansão das faixas de tráfego ao longo da Avenida Jerônimo de Albuquerque, e consistem na remoção da rotatória para garantir a fluidez planejada. A execução das obras está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

“Essa é a última etapa do Programa Trânsito Livre aqui na Cohab. Nos próximos dias todo esse engarrafamento vai acabar. Uma obra que vai beneficiar mais de 150 mil pessoas que passam diariamente na região, representando menos tempo no trânsito e mais tempo para a população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os trabalhos já incluíram ampliação das faixas de tráfego no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde a rotatória até a saída do Terminal de Integração da Cohab, a criação de três faixas, em cada sentido da via, além da criação de uma alça livre, próximo ao mercado da Cohab.

Adicionalmente, estão sendo feitas as modificações na Avenida São Luís Rei de França, com a criação de uma alça de retorno livre, próximo às faculdades Pitágoras e Uniceuma, para condutores que trafegam no sentido Olho d’Água-Anil retornarem a região do bairro Turu, e a implantação de sinalização horizontal e vertical na via, além de serviços de asfaltamento, drenagem e nova iluminação em LED.

O secretário da Semosp, David Col Debella, assegurou que as intervenções estão sendo conduzidas com a máxima eficiência, seguindo o padrão das intervenções anteriores.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem se destacado por melhorias importantes no trânsito da capital. A obra da Cohab, assim como as já entregues, vai melhorar muito o fluxo aqui nessa região, que é uma das mais críticas da cidade. Estamos trabalhando empenhados em garantir a entrega o mais rápido possível”, pontuou.

Com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, esta será a quarta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções anteriores incluíram a eliminação da terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping e a implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, além da extinção da rotatória do Caolho e melhoria no trecho do Barramar.

Alteração no Trânsito

Na etapa conclusiva da obra, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início às modificações no tráfego na área próxima à rotatória. Isso inclui o trecho superior do elevado, que será parcialmente interditado com ajustes no fluxo de trânsito e acesso às vias.

Deste modo, o fluxo sentido Anil-Turu ficará interditado e o sentido Anil-Cohab estará liberado. Já o fluxo Cohab-Turu, liberado e o sentido Cohab-Angelim estará com desvio. O sentido Turu-Anil ficará interditado. O fluxo Turu-Angelim, liberado e o sentido Angelim-Anil, também estará liberado. As pistas inferiores do elevado seguem sem alteração.

“Para reduzir os transtornos, nós deslocamos os agentes de trânsito em pontos fixos, para orientar condutores e pedestres, além de disciplinar o trânsito na região”, garantiu o secretário da SMTT, Diego Rodrigues.