Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís garante gratuidade para estudantes e aumento da frota de ônibus do transporte urbano da capital nos dias do ENEM

31/10/2023 15h53 - Atualizada em 08/11/2023 18h59

Os candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão gratuidade garantida nos ônibus que compõem o Sistema de Transporte Urbano de São Luís nos dias 5 e 12 de novembro, datas em que serão aplicadas as provas do certame.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais, nesta terça-feira (31). A Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), também determinou que as empresas concessionárias do sistema aumentem a frota nestas datas. A quantidade de ônibus que deve rodar nestes dias será a mesma que circula aos sábados.

Para ter acesso ao transporte urbano gratuitamente, o candidato deverá apresentar o cartão de estudante e, assim, a catraca estará liberada.

“Entendemos que nossos estudantes que enfrentarão as provas do ENEM nos dois dias de testes devem ter garantido seu direito de chegar aos locais de prova da forma mais tranquila possível. Para isto, além da passagem gratuita, também determinamos que a frota de ônibus seja aumentada nos dois dias. Estas medidas buscam auxiliar nossos jovens que pretendem ingressar no ensino superior”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Durante os dias de realização da prova, a SMTT também vai destacar equipes de agentes de trânsito para fiscalizar a saída dos ônibus desde o início de operação nas garagens das concessionárias. Os agentes de terminais acompanharão as operações nos terminais, a partir das 5h dos dias 5 e 12 de novembro.

Além disso, o Centro de Controle de Operações (CCO) vai funcionar em regime especial para acompanhar a demanda em toda capital.

Trânsito

Além da gratuidade e do reforço no transporte, agentes da SMTT estarão nas ruas, em motocicletas e viaturas, nos dias de realização da prova, para garantir a fluidez no trânsito, com atenção para locais de maior movimentação de público.

“Vamos monitorar as principais ruas e avenidas da capital para evitar qualquer problema que impeça os estudantes de chegarem aos locais de prova”, enfatizou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues.

A Secretaria de Trânsito e Transportes recomenda ainda que os estudantes saiam de casa com antecedência para evitar imprevistos.