Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís vai interditar parcialmente a Avenida Litorânea para garantir segurança viária a esportistas da capital

19/10/2023 16h07 - Atualizada em 26/10/2023 17h50

A partir deste sábado (21), a Prefeitura de São Luís interditará a Avenida Litorânea para a prática de atividades físicas e treinos esportivos.

A interdição será coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e acontecerá sempre às terças, quintas e sábados, das 4h30 às 6h, no trecho compreendido da Praça dos Pescadores até o semáforo, próximo ao quiosque Coco Mel, no Olho d’Água (sentido bairro-centro), totalizando 8km de extensão. O serviço de transporte público que serve a região continuará normalmente e as linhas T403 Calhau/ Litorânea e T402 Ponta d´Areia não serão afetadas.

A decisão tem como principal objetivo garantir a segurança viária, evitar acidentes e proteger atletas durante a prática dos treinos na Avenida Litorânea e foi anunciada pelo prefeito Eduardo Braide durante reunião realizada na quinta-feira (18), no Palácio de La Ravardière. Participaram da reunião o secretário de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues, e representantes de grupos de corredores, triatletas e ciclistas da capital.

“Começaremos com essa intervenção e estamos trabalhando também no plano cicloviário de vários trechos de São Luís. Desta forma, vamos deixar a cidade como a gente deseja, voltada para a mobilidade, com respeito à vida e com segurança”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O secretário da SMTT, Diego Rodrigues, ressaltou a missão do órgão municipal de garantir a segurança viária na capital.

"A Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT, tem buscado soluções junto à população para garantir a proteção aos pedestres, ciclistas e a todos os mais frágeis no trânsito. A interdição terá o monitoramento contínuo dos nossos agentes de trânsito para garantir segurança e proteção aos atletas e, também, a quem utiliza a bicicleta como meio de transporte", destacou o secretário.

A Prefeitura de São Luís tem montado estratégias para garantir a prática de esportes na pista da orla marítima da capital. Entre as medidas tomadas pelo órgão municipal de trânsito está a interdição de uma faixa da Litorânea, no sentido bairro-centro, para o lazer e a prática de atividades esportivas, aos domingos e feriados, das 6h às 10h, desde a Praça dos Pescadores até a Rua Rio Claro, no Olho d’Água. A área é interditada com o uso de cones sinalizadores para permitir a prática segura de atividades físicas e também para o lazer da população.