Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura promove Semana Nacional de Trânsito em São Luís

15/09/2023 17h43 - Atualizada em 22/09/2023 17h15

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito, com tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, para conscientizar e mobilizar condutores e pedestres de São Luís sobre a importância de um trânsito mais seguro.

“A Semana Nacional de Trânsito é mais uma oportunidade de chamar a atenção de condutores e pedestres para a violência no trânsito, sobretudo em relação aos acidentes envolvendo motociclistas, por meio das ações que serão realizadas pela Coetran, e também um alerta para a importância de respeitar as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preservam vidas”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues.

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (18), às 8h30, na Faculdade Uninassau (Rua Zoé Cerveira, 120, Alemanha). Na solenidade, a coordenadora de Educação Para o Trânsito da SMTT (Coetran) vai falar sobre o tema deste ano e o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para garantir uma sociedade mais consciente em relação à responsabilidade no trânsito.

A campanha deste ano terá diversas atividades educativas em escolas, praças, ruas, avenidas e em faixas de pedestres, além de outros pontos estratégicos da cidade. O objetivo é promover uma reflexão sobre a forma como as pessoas se deslocam nas vias da cidade e os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

A campanha abordará ainda a necessidade da adoção de comportamentos individuais seguros, visando a segurança de todos no trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e considera que os acidentes constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

A campanha visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, que devem contemplar a discussão sobre questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.