Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

SMTT participa da ação em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

21/11/2022 17h10 - Atualizada em 08/03/2023 16h22

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) participou do ato do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito”, realizado no domingo (20), na Avenida Litorânea. A ação foi realizada em parceria com o grupo SOS Vidas e consistiu num cortejo com carreata, passeata, motociata, passeio ciclístico, panfletagem e exibição de faixas numa extensão de 3 km da via.

"Todos os dias a educação para o trânsito da SMTT está nas ruas, fazendo sua parte, atuando para sensibilizar e conscientizar a população da capital para um trânsito seguro, responsável e sem vítimas. Datas como essas são oportunidades para lembrar e conscientizar", destacou o secretário Diego Baluz. Ele ressaltou que o órgão atua em várias frentes de ações durante todo ano para proporcionar melhorias e segurança no tráfego das vias de São Luís.

Com a presença dos tradicionais mascotes Joca, Gigi e Juca, a equipe da SMTT realizou uma ação educativa com abordagens a motoristas, entrega de panfletos educativos e divulgação de mensagem de conscientização como foco no respeito e tolerância no trânsito.

A data em memória às vítimas do trânsito já faz parte do calendário oficial brasileiro, sendo celebrada no terceiro domingo de novembro, e tem como propósito lembrar e humanizar a dor da perda das famílias. Na ocasião, são homenageadas as pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, familiares das vítimas, amigos, equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

A SMTT tem executado diversas ações de prevenção, tanto na parte educativa, com a execução de projetos como Educatrânsito (realizado em escolas), Atitudeduca (empresas) e campanhas educativas, como por meio de intervenções viárias e da implantação de sinalização de trânsito, seja horizontal, vertical ou eletrônica.

Entre as medidas tomadas por um trânsito mais seguro, o setor de educação para o trânsito do órgão faz levantamento de áreas de risco em vias e das tipologias mais comuns de acidentes em determinados trechos e fornece dados estatísticos para a engenharia.

Desse modo, o setor de educação contribui com informações que ajudam na execução de ações viárias com o objetivo não só de gerar melhorias na fluidez, mas de prevenir acidentes nas vias, como por exemplo: implantação de faixas, mudança de configuração da via, implantação de semáforos ou de redutores de velocidade, intensificação de fiscalização de trânsito, entre outras medidas.