Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove ação de conscientização para trânsito mais seguro e humano

23/09/2022 16h11 - Atualizada em 06/10/2022 12h00

Com o objetivo de estimular o uso de meios de transportes coletivos e a mobilidade ativa, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou, na quinta-feira (22), o I Passeio Ciclístico “Na Cidade Sem Meu Carro”. A programação teve início na Praça Maria Aragão e se estendeu até o Parque do Bom Menino, onde foram ofertadas atividades educativas de trânsito, sorteio de brindes, serviços da área da saúde, meio ambiente, dentre outros.

O evento integra a grade de ações desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, alusivas à Semana Nacional de Trânsito. Além do Passeio Ciclístico, a secretaria também organizou um passeio turístico para 60 alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, que fica localizada próxima ao Ginásio Costa Rodrigues.

As crianças, com idade entre 8 e 10 anos, fizeram o percurso a pé entre a escola e o parque e aprenderam, durante o trajeto, a importância do respeito às sinalizações de trânsito e de como atitudes simples podem salvar vidas. Agentes de trânsito acompanharam a caminhada, garantindo a segurança viária de todos.

Segundo o secretário da SMTT, Diego Baluz, a ação realizada pela pasta proporcionou às crianças e aos ciclistas reflexão acerca dos impactos negativos causados pela concentração de veículos nas vias, incentivando a adoção de formas alternativas e mais sustentáveis de transporte na capital.

“Iniciativas assim são importantes e necessárias, quando o objetivo é transformar o trânsito da nossa cidade em um espaço mais seguro, solidário e sustentável. Uma etapa fundamental desta ação, assim como de todas as outras que são realizadas pela SMTT ao longo do ano, é a de educar e conscientizar a população de que todos têm papel importante na melhoria da mobilidade urbana e na diminuição dos índices de acidentes de trânsito”, explicou o secretário.

Consciência

Para o ciclista Marcelo Ribeiro, de 46 anos, o dia Mundial Sem Carro tem muita importância para quem utiliza bicicletas para se locomover no dia a dia, levando em consideração os desafios enfrentados durante as pedaladas.

“Precisamos unir esforços para educar e despertar na população, principalmente nos condutores, de que sobre duas rodas há uma vida e que ela merece ser protegida, respeitada e valorizada. Sabemos que, ao trocar o carro pelas bicicletas estamos contribuindo com a diminuição dos problemas gerados pelo número alto de veículos motorizados, como congestionamentos e, ainda, contribuindo com o meio ambiente”, disse Marcelo Ribeiro, ciclista há 16 anos.

Também participaram do evento os agentes de trânsito ciclistas (AgBike) da SMTT, levando orientações para os participantes sobre como pedalar com segurança e alertando sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção indispensáveis para quem pedala.

Para completar a programação “Na Cidade Sem Meu Carro”, a SMTT também levou para o Parque do Bom Menino serviços voltados para a área da saúde, tais como vacinação, aferição de pressão arterial, higiene bucal, ginástica laboral, fisioterapia, dentre outros.

Para as crianças foi preparada apresentação especial do projeto Educatrânsito, abordando de forma divertida a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres e do respeito às demais sinalizações de trânsito.

Ao término da programação, os estudantes receberam mudas de plantas, fazendo referência aos cuidados com o meio ambiente e medalhas com a mensagem “Pedestre Consciente”.

“É importante conscientizar as novas gerações sobre os cuidados no trânsito e conscientizá-los sobre as boas práticas tanto como pedestre ou como condutor. Sabemos que a criança  quando ela conhece o que é certo, ela se torna uma multiplicadora de conhecimento. A escola já desenvolve atividades voltadas para a educação para o trânsito, mas sempre é interessante que haja um trabalho em conjunto, como este realizado em parceria com a SMTT”, disse a diretora da U.E.B. Alberto Pinheiro, Elcione Morais Nóbrega.