Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove ações educativas e de conscientização sobre o Dia Internacional do Pedestre

08/09/2022 17h25 - Atualizada em 14/09/2022 16h25
Secom

Em alusão ao Dia Internacional do Pedestre, comemorado em 8 de setembro, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza várias ações de conscientização para o uso regular da faixa e respeito ao pedestre no trânsito. As atividades de conscientização tiveram início na terça-feira (6) na Expoema e vão até sexta-feira (9) com blitz educativa nas vias de São Luís.

O início das atividades  da equipe de Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) na Expoema teve o objetivo de despertar a importância da prática de trânsito seguro ao público que frequenta o evento, formado em grande parte por famílias com crianças e adolescentes, proporcionando uma oportunidade ideal para despertar a ação educativa do trânsito em várias gerações.

O secretário da SMTT, Diego Baluz, destaca que as atividades da secretaria voltadas para o Dia do Pedestre se juntam a outras ações educativas com o intuito de gerar reflexões e conscientizar pedestres, motoristas e motociclistas para um ir e vir mais seguro nas vias da cidade. “O respeito ao pedestre está garantido em lei, conforme o art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via”, frisa o titular da SMTT.

Para o motorista Joanes Rodrigues, é de muita importância a ação, "pois o pedestre tem direito e o motorista precisa se conscientizar de que quem está a pé deve estar em primeiro lugar, afinal é uma vida,  e enquanto motorista a gente precisa ter muito cuidado ao trafegar nas ruas. Todos nós podemos ser pedestres em algum momento", afirmou.

A analista jurídica Jôse Silva, afirma que tem percebido as ações educativas da Prefeitura de São Luís nesse sentido e destaca que são fundamentais, "principalmente quando são voltadas para as crianças, que são nosso futuro e, educando-as, teremos adultos conscientes e que respeitam as leis de trânsito".
Para o estudante de zootecnia, Yago Lucas,  a atividade é importante para conscientizar motoristas que precisam respeitar a passagem de pedestre, principalmente nas faixas onde não tem semáforo. "O que vemos é que, de tanto esperar que os motoristas parem, os pedestres se veem obrigados a forçar a passagem. Os motoristas têm que entender que na faixa é obrigatório parar para o pedestre”, alertou o estudante.

As ações realizadas pela SMTT por meio da educação para o trânsito incluem a presença de mascotes, jogos de perguntas e respostas com crianças, blitz educativa na faixa e outras atividades que servem para chamar atenção dos motoristas, motociclistas e ciclistas que devem ter cuidado com quem é a parte mais frágil no trânsito.

Desrespeitar o pedestre é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro,  no art. 214. A legislação define essa atitude como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa.

Saiba Mais
Algumas medidas são fundamentais para serem seguidas pelo pedestre ao atravessar a via
- Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare
- Atravessar sempre em linha reta, sem correr
- Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via