Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís interliga trechos com implantação de ciclovias e ciclofaixas na capital

13/12/2021 18h02 - Atualizada em 22/12/2021 16h08

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está executando serviços de implantação de ciclovias e ciclofaixas em vários pontos da capital maranhense. Recentemente, foi implantada a sinalização padronizada da ciclovia do calçadão da área do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e criados dois trechos de interligação de ciclovias na região, contemplando o bairro e a Lagoa da Jansen. A medida visa ampliar os espaços para a prática de atividades ciclísticas na capital. Com essas ações, o espaço para a prática de ciclismo chega a um total de 7,8 km por sentido de fluxo.

“A Prefeitura tem dado apoio às atividades de ciclismo aos domingos e feriados nas avenidas Litorânea e Holandeses, tanto demarcando espaço, quanto dando apoio com nossos agebikes (agentes de bicicletas). Agora, interligamos espaços antes isolados, transformando-os numa mesma extensão única que contempla uma avenida, orla marítima e lagoa. É mais um serviço realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, voltado para oferecer mais opções de transportes e incentivar a prática esportiva com segurança aos ciclistas em São Luís”, explicou o secretário da SMTT, Diego Baluz.O trecho de ciclovia padronizada no calçadão do Espigão Costeiro possui um quilômetro de extensão e passou por pintura de sinalização, conforme determina os critérios para esse tipo de via, ou seja: pintura de faixa em vermelho, tracejados amarelo dividindo vias de sentido de fluxo e borda branca indicativo de sentido de fluxo.

A mesma sinalização foi implantada nas pistas de interligação. Nesses trechos, a SMTT contou com os serviços da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) que fez serviços de rebaixamento de calçadas e alinhamento de piso asfáltico

Saiba Mais

Atualmente, são 36 km de ciclovias na capital, localizadas nas avenidas São Luís Rei de França, Avenida Litorânea, área da Lagoa, Reserva do Itapiracó, Via Expressa, bairros Cohab e Península da Ponta d’Areia.

A SMTT desenvolve ações destinadas ao apoio de ciclistas, seja em eventos isolados, seja em parceria com outros órgãos e secretarias. Além dessas ações, a secretaria já está elaborando plano cicloviário que contempla vários pontos da cidade, conforme mapeamento já feito pela engenharia do órgão.