Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís prorroga inscrições para o programa Cartão Cidadão

07/12/2021 18h35 - Atualizada em 07/03/2022 10h20
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), prorrogou até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para o programa Cartão Cidadão. Poderão requerer o benefício, trabalhadores que perderam seus empregos, e que, por alguma razão, não conseguiram realizar o cadastro no prazo. Os interessados que se enquadram nos critérios de seleção no projeto, poderão fazer o cadastramento presencial em pontos disponibilizados no Terminal da Praia Grande e no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, além do site www.saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/.    

“Estamos prorrogando o cadastramento para que mais trabalhadores possam ter acesso ao benefício. Por isso, a Prefeitura está oferecendo a opção de o trabalhador fazer sua inscrição também de forma presencial. O Cartão Cidadão veio em boa hora, quando o comércio e economia estão voltando a crescer em nossa cidade, abrindo oportunidades de emprego e renda”, ressaltou o prefeito Eduardo Braide. 

O Cartão Cidadão é um programa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para auxiliar os trabalhadores que residem na capital e perderam seus empregos em decorrência da pandemia da Covid-19. O benefício poderá ser solicitado por aqueles que não estejam recebendo seguro-desemprego, que não possuam nenhum outro tipo de benefício de transporte municipal e que estejam buscando novas vagas no mercado de trabalho. O auxílio prevê passagens de ônibus gratuitas por 90 dias. 

Os dois pontos – Terminal da Praia Grande e Multicenter Sebrae (Cohafuma) - vão funcionar até o último dia de inscrição das 8h às 17h, inclusive no feriado desta quarta-feira (8).

Segundo o secretário da SMTT, Diego Baluz, o objetivo do benefício é atender pessoas que, com a pandemia, perderam seu emprego e que, diante das dificuldades, não têm como arcar com o transporte diário em busca de outro trabalho. “A Prefeitura está contribuindo para a recolocação de inúmeros profissionais ao mercado de trabalho, garantindo passagem gratuita para que este cidadão se desloque dentro da cidade em busca de emprego”, afirmou.

Inscritos deferidos

Quem conseguiu realizar o cadastro dentro do primeiro prazo para as inscrições, já pode conferir no site do Cartão Cidadão, a relação dos deferidos, ou seja, que estão aptos para receber o benefício. Para consultar, é necessário apenas clicar no ícone “acompanhar”, digitar o número do CPF e a data de nascimento. 

Além da confirmação, o beneficiário também terá acesso às informações sobre a segunda fase do programa, que deve ser presencial, no posto indicado e no horário agendado, para a efetivação da biometria facial, disponíveis da página de acompanhamento da inscrição no site da Prefeitura de São Luís. 

Em caso de dúvidas e informações acerca do programa, os interessados podem ligar para o telefone (98) 99237-9402 ou enviar mensagem por WhatsApp para os números (98) 99207-5352 ou (98) 99207-8474.