Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís garante circulação de 100% da frota de ônibus neste domingo (21) e dia 28 de novembro, datas das provas do Enem

21/11/2021 09h41 - Atualizada em 26/11/2021 08h45

A Prefeitura de São Luís vai disponibilizar a circulação da frota de transporte coletivo da capital em sua totalidade hoje (21) e no próximo domingo (28), dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide em suas redes sociais, conforme Portaria nº 116/2021, publicada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que garante a mesma quantidade de ônibus que circulam nos dias úteis, das 7h às 20h.

“Neste primeiro domingo de Enem teremos 100% da frota de ônibus nas ruas e agentes de trânsito em vários pontos da cidade para garantir a facilidade no deslocamento dos nossos estudantes. Uma boa prova a todos”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Com a medida, as linhas que atendem aos corredores de trânsito onde se situam os locais de provas tiveram suas frotas reforçadas e haverá, ainda, a ampliação para outras rotas apontadas em levantamentos da SMTT, de acordo com a distribuição dos candidatos inscritos por escolas e universidades onde ocorrerão as provas.

“A Prefeitura adequou o serviço de transporte coletivo da capital à demanda de deslocamento dos participantes do Enem, com reforço para as rotas de maior movimentação, para facilitar o acesso aos locais onde serão realizadas as provas”, informou o secretário da SMTT, Diego Baluz.

Entre as linhas que receberam reforço nos dois domingos, estão: 311 Campus UFMA/Terminal Praia Grande; linha 305 Campus UFMA/ Praça Deodoro/Terminal Praia Grande; linha T 070 Uema/Ipase; linha T 090 Terminais via BR 135; e linha T 051 Cohama/Terminal São Cristóvão/Terminal Praia Grande.

A SMTT está, também, com equipes em todos os cinco terminais de integração, responsável pela fiscalização do funcionamento durante o período que antecede o início até o término das provas, além do monitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO) da movimentação por meio das câmeras instaladas por toda São Luís.

Circulam, na capital, um total de 708 ônibus, atendendo à Portaria nº 090/21, publicada pelo Município no dia 26 de julho de 2021.

Controle do trânsito

Paralelo ao reforço do transporte, a SMTT destacou agentes de trânsito para realizar operações de disciplinamento, controle do fluxo e orientação nos corredores de maior tráfego de veículos, nas rotatórias e principais pontos de provas.

As ações de trânsito iniciam às 10h e serão mantidas até às 20h, nos dois domingos de prova.