Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove campanha de educação para o trânsito no Centro da capital

10/11/2021 18h10 - Atualizada em 19/11/2021 13h12
Secom

Com o objetivo de orientar a população sobre as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência, idosos e gestantes, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), levou para a região central da cidade o projeto “Estacionamento Consciente”. A ação foi realizada pela Coordenação de Educação para o Trânsito do órgão, nesta terça (9) e quarta-feira (10), nas Ruas de Santana, Rua da Paz e Praça João Lisboa. 

De acordo com o titular da SMTT, Diego Baluz, a gestão municipal tem investido em ações educativas voltadas para o trânsito da capital. São realizadas constantemente pelo órgão campanhas que abraçam os mais diversos públicos, como motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “A gestão Eduardo Braide tem realizado atividades para fomentar na população atitudes de respeito às leis de trânsito, por meio das campanhas educativas. A escolha da região central para a ação realizada esta semana, se dá em função das inúmeras reclamações que recebemos sobre a utilização irregular dos espaços para estacionamento e que têm dificultado o fluxo do trânsito naquele local”, explicou o secretário. 

Além das mensagens sobre o uso correto das vagas especiais, a SMTT também alertou motoristas e motociclistas sobre as penalidades destinadas àqueles condutores que estacionam em espaços sinalizados como proibidos.

O titular da SMTT informou, ainda, que a secretaria irá desenvolver ações específicas de fiscalização e monitoramento no entorno dos principais centros comerciais da cidade, visando o disciplinamento do fluxo de veículos e pedestres que tende a aumentar com a chegada das festas de fim de ano. 

Para o motorista Luís Carlos Bitencourt, são fundamentais as campanhas educativas que orientem o cidadão. Segundo ele, as orientações repassadas servem também como um alerta para os condutores que não respeitam os espaços públicos e estacionam de forma errada. “É fundamental esse tipo de iniciativa, principalmente nessa região do Centro, pois mostra a preocupação da gestão municipal em informar e orientar a população sobre atitudes corretas e de respeito ao espaço do outro. Espero que com as ações desenvolvidas pela SMTT a sociedade consiga entender o seu dever”, disse Luís Carlos.

Campanhas Educativas

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, a SMTT tem realizado um trabalho intensivo voltado para a educação para o trânsito, com o objetivo de alertar e orientar a população sobre as leis vigentes e, principalmente, sobre como as atitudes adotadas por condutores e pedestres influenciam diretamente nas estatísticas de acidentes de trânsito na capital. 

Por esse motivo, a Coordenação de Educação para o Trânsito da SMTT tem levado para as ruas e para as escolas da rede pública de ensino, mensagens e pedido de respeito e de empatia, na busca por um trânsito mais humano e seguro para todos. Só este ano, a SMTT já realizou mais de 100 campanhas em São Luís.