Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís encerra programação em homenagem aos ciclistas com programação na Avenida Litorânea

22/08/2021 09h19 - Atualizada em 27/08/2021 09h41

No último domingo (23), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), promoveu, na Avenida Litorânea, diversas ações para marcar o encerramento das atividades alusivas ao Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto.

A programação contou com a distribuição de plaquinhas de incentivo ao respeito aos ciclistas, que foram fixadas às bicicletas, de adesivos veiculares e materiais informativos. O evento encerrou com um passeio ciclístico, tendo como ponto de partida a Praça dos Pescadores e chegada a antiga Casa das Dunas.

De acordo com o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, a programação marca uma nova fase da prática esportiva em São Luís.

“Com o número crescente de adeptos, é importante que a Prefeitura faça o trabalho de educação e conscientização daqueles que utilizam bicicletas como veículo de transporte, de esporte ou para o lazer. Por isso, a SMTT tem levado informação e orientação para os ciclistas e, também, para os condutores de veículos, mostrando a eles como suas atitudes influenciam na redução dos índices de acidentes”, disse o secretário.

Para Luana Carvalho, líder do Grupo Kazumbike, a iniciativa da Prefeitura de São Luís dá maior visibilidade às leis que precisam ser respeitadas para que os ciclistas possam usufruir de espaços mais seguros no trânsito da capital.

“Estamos muito felizes com as ações que foram desenvolvidas pela SMTT em comemoração ao nosso dia. O órgão deu maior visibilidade ao ciclismo e, principalmente, colocou em destaque o respeito que os motoristas precisam ter com a gente ao dividir uma via. O órgão também se dedicou a levar orientação a quem faz uso da bicicleta sobre os cuidados que também devemos ter para nos proteger”, explicou Luana.

Normas de Circulação

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

Também é importante destacar a necessidade de utilização dos equipamentos de proteção individual durante a prática do esporte, tais como capacete, óculos, retrovisores, bem como manter os acessórios adequados da bicicleta como buzinas, faróis e lanternas.

Ciclovias e ciclofaixas

Atualmente, existem 36 km de ciclovias na capital, localizadas nas avenidas São Luís Rei de França e Litorânea, área da Lagoa, Reserva do Itapiracó, Via Expressa, bairros Cohab e Península. E pensando em ampliar estes espaços, a SMTT está elaborando um projeto de implantação de ciclovias em pontos da cidade, conforme mapeamento já feito pela engenharia do órgão.