Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís promoverá 3ª edição do ‘Roteiro Quilombo Cultural', no bairro Liberdade

10/05/2023 17h57 - Atualizada em 29/05/2023 19h07

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), apresentará, neste sábado (13), o ‘Roteiro Quilombo Cultural’, a partir das 16h30, no bairro Liberdade. O cortejo passará por barracão de bumba meu boi, bloco tradicional, casa de religião de matriz africana e tambor de crioula.

A concentração será em frente ao Terreiro Ylé Ashé Oba Yzoo, na Rua Tomé de Sousa, iniciando com um banho de cheiro, seguindo, em cortejo, até a sede do bloco tradicional, Os Indomáveis Show, passando pela sede do bumba meu boi da Floresta e, por fim, na Rua Augusto de Lima, haverá uma apresentação do tambor de crioula Maracrioula.

O trajeto será conduzido pelo guia de turismo João Marcelo, que contará aos visitantes as histórias dos espaços que formam o quilombo urbano, composto pelos bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa, o maior quilombo urbano da América Latina.

A Prefeitura de São Luís, via Setur, e em parceria com o vereador Penha e o líder comunitário Cézar Bombeiro, vem investindo na promoção deste novo produto turístico, por meio de capacitações para guias e o trade turístico da cidade. O objetivo é fomentar a comercialização deste espaço que tem sido bastante procurado entre os visitantes e turistas na cidade.

"Estamos muito felizes diante da procura para conhecer e vivenciar essa experiência que é o ‘Roteiro Quilombo Cultural’. Os bairros que compõem o maior quilombo urbano da América Latina possuem uma riqueza cultural imensurável e nós convidados todos a conhecerem este roteiro focado no segmento do afroturismo", conta Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís.