Secretaria Municipal de Turismo

Primeira edição das Exposições Temporárias do Museu da Gastronomia Maranhense movimenta empreendedorismo local

02/05/2023 18h01 - Atualizada em 02/05/2023 18h05

Com o intuito de contribuir com a dinâmica do Museu da Gastronomia Maranhense e valorizar o empreendedorismo local, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), inaugurou uma área de Exposições Temporárias.

Participaram da primeira etapa da exposição, seis empresas que comercializam produtos utilizando matéria-prima ligada à gastronomia local.

Segundo dados da Coordenação de Análise Mercadológica da Setur, a receita geral obtida no tempo de exposição pelas empresas no Museu da Gastronomia Maranhense foi de mais de R$ 40.000, gerando um impacto positivo no rendimento de seus negócios.

Outro ponto considerado nas pesquisas foi o espaço físico disponibilizado. 83,3% avaliaram como ótimo o ambiente das exposições no Museu. Em relação à avaliação geral da participação, 84,4% dos expositores relataram ter superado suas expectativas.

“Fomos bem recebidos e abraçados, como uma família. Foi muito prazeroso participar e desfrutar um pouco do conhecimento do Museu de forma ampla e divertida. Só tenho a agradecer por tudo’’, afirma Cíntia Cordeiro, proprietária da empresa Banho Ousado.

O Museu da Gastronomia fará o edital 2023/02, desta vez com 12 empresas contempladas. “Desde que iniciamos a área de Exposições Temporárias, no Museu da Gastronomia Maranhense, tivemos um feedback positivo dos expositores e dos visitantes, além de gerar um retorno financeiro para as empresas. Estas ações movimentam a economia criativa e aumentam a visibilidade das marcas genuinamente maranhenses”, afirma Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís.