Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís firma parceria com empresa de análise de dados para implementar métodos de pesquisa digitais voltadas ao turismo

29/11/2021 18h54 - Atualizada em 01/12/2021 23h07

Com o objetivo de realizar pesquisas utilizando métodos digitais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), firmou uma parceria com a empresa de análise de dados UP Soluções em Turismo LTDA, com o intuito de obter resultados ainda mais precisos e assertivos, contribuindo para a elaboração de ações públicas para o turismo de São Luís.  No Nordeste, a capital maranhense é a primeira que vai realizar esse trabalho com a empresa.

A parceria vai envolver atividades como a revisão dos formulários de coletas das pesquisas atuais, disponibilização de inquéritos de coleta de dados em quatro idiomas, automação de ferramenta de gestão da informação em tempo real com Inteligência Artificial e também a capacitação do trade e agentes locais para estratégias de engajamento e promoção turística.

A Setur já realiza pesquisas que norteiam as ações públicas municipais, por meio da coordenação de Análise Mercadológica. “Temos uma parceria com o Observatório de Turismo da cidade de São Luís e desenvolvemos pesquisas independentes também. Os números auxiliam na elaboração de ações que vão atingir o público da maneira mais adequada, atraindo ainda mais turistas para São Luís”, explica Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís.

A UP Soluções desenvolve pesquisas utilizando recursos tecnológicos e cruzamento dos dados coletados com Big Data da Plataforma Sentimonitor, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento, a segurança, a colaboração e a inteligência de destinos e empresas turísticas.

Segundo Sidnei Pfau, CEO da UP Soluções, “entender o comportamento e perfil dos viajantes é fundamental para uma série de ações no destino. Unir a pesquisa com tecnologia e funcionalidades que promovam o destino é ainda mais assertivo. Para isso usamos conceitos de economia criativa e gestão colaborativa na nossa metodologia", finaliza.