Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura realiza mais uma edição do Roteiro Segredos Históricos com música e teatro nas ruas do Centro 

11/11/2021 18h37 - Atualizada em 20/11/2021 00h04
Secom

Músicas, poesia e muitas surpresas ao longo de uma caminhada no Centro: assim foi o Roteiro Segredos Históricos na noite da última quinta-feira (11). Em uma hora de evento, o público de diversos estados do Brasil passeou por ruas repletas de segredos, ao som de músicas locais e nacionais. 

A programação começou em frente ao Palácio de La Ravardière (sede da Prefeitura), onde o bloco tradicional Os Foliões se apresentou, abrindo o evento. A vice-prefeita, Esmênia Miranda, estava presente e destacou a relevância do roteiro para a cidade.

“Com este programa, a Prefeitura conseguiu atrair as pessoas para o Centro Histórico, um local que contém muito da nossa identidade. Isso contribui para fortalecer nosso sentimento de pertencimento e também a apresentarmos o nosso melhor para os turistas que aqui chegam”, disse. 

Ao iniciar o roteiro, o guia de turismo Wagner Valle avisou: “observem as edificações, os detalhes e as belezas por onde vamos passar”. Durante o trajeto, foram desvendados os segredos como a origem do ditado popular “Fulano não tem eira, nem beira”, muito comum em São Luís. O guia explicou que os casarões que possuem eira e beira, pertenciam a comerciantes e donos de grandes terras, portanto, falava-se o ditado para indicar que alguém não tinha posses materiais. 

O recifense Felipe Nunes está em São Luís pela 8ª vez e acompanhou todo o roteiro. “Conheci mais sobre a cultura de São Luís. Foi incrível! Conhecer essa história tão gostosa, encantadora, de forma tão lúdica. Me apaixono cada vez mais por essa cidade!”, falou. 

Os personagens foram surgindo e dando brilho à noite. Colares Moreira, Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, Ana Jansen, Catarina Mina, Chico e Catirina, Gonçalves Dias, Artur Azevedo, Nauro Machado e o coreiro Zé dos Couros foram as personalidades que o grupo Teoria das Artes apresentou ao público em locais específicos da rota. 

“Ficamos muito felizes com a adesão da população e com a participação dos turistas no Segredos Históricos. Esse é um dos projetos que a Setur desenvolve para fomentar o pertencimento e propagar a nossa cultura e história”, explica o secretário municipal de turismo, Saulo Santos. 

O roteiro foi finalizado na praça da Faustina com uma roda de tambor de crioula, que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. No mês de dezembro será realizada a última edição do ano do Roteiro Segredos Históricos. Acompanhe o perfil do instagram @setursaoluis para saber mais. 

Além de Recife, havia turistas de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belém, Londrina e também do Equador.