Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Escola de Governo e Gestão Municipal da Prefeitura de São Luís comemora 16 anos com resultados positivos na capacitação dos servidores municipais

08/07/2021 14h46 - Atualizada em 09/07/2021 11h14

Guarda Municipal participa de Seminário sobre Segurança Pública promovida na EGGEMA Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), órgão da Prefeitura de São Luís ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e  Desenvolvimento (Seplan), está completando 16 anos de atividades. Neste período, a EGGEM tem atuado fortemente na qualificação do servidor público municipal em sua atuação profissional, promovendo eficiência na prestação de serviços públicos de qualidade ao cidadão.

"É com muito orgulho que celebramos hoje uma data tão especial para a Escola de Governo e Gestão Municipal. São 16 anos de muita dedicação e conquistas, capacitando e levando conhecimento para os servidores públicos municipais. Por orientação do prefeito Eduardo Braide temos fortalecido cada vez mais o trabalho desenvolvido com todas as secretarias municipais de São Luís", declarou o diretor da EGGEM, Taici Gamero.

Somente no primeiro semestre deste ano, quase 1 mil servidores municipais participaram de forma remota ou presencial de ações realizadas no órgão. Em 2021, foram capacitados 651 servidores nos cursos remotos de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública; Liderança e Inteligência Estratégica; Gestão Data Driven e Análise de Swot; Inteligência Emocional; Utilizando a Tecnologia em Processos de Trabalho na Administração Pública; Gestão de Processos Administrativos (PPA, LDO e LOA); Trabalho em Equipe, Criatividade e Produtividade; Administrar Emoções e Construir Relações; Redação em Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; Elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência; Treinamento em Tomada de Contas Especial no Âmbito Municipal; Atuação do Conselheiro Tutelar no Âmbito do SUAS; Trabalho Social com Famílias; Power Bi (básico e intermediário); Peças Orçamentárias: Noções Básicas e Aplicação; Seminário Segurança Pública: Direito e Responsabilidade de Todos; Metodologias Ágeis.

Por causa da pandemia essas ações foram realizadas de forma on-line. Também foi promovido, de forma remota, o curso Saúde Mental em Tempos de Pandemia, assim como o curso de Libras Básico e Intermediário para assegurar a inclusão de todos os cidadãos. E para garantir a qualidade de vida dos servidores, foi realizado o Fórum Promoção de Saúde tratando das temáticas: Política de Promoção da Saúde no Contexto da Pandemia do COVID 19, Relato de Experiência Exitosa do Estado de São Paulo sobre as Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis –DCNTs durante a Pandemia por COVID 19, Relato de Experiência da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde do Estado de Mato Grosso: caminhos, conquista e desafios na implementação das ações de promoção  da saúde nos âmbitos estadual e municipal. No contexto da Saúde, a EGGEM também realizou Curso de Eletrofonoterapia, Ventosaterapia, Abordagem Natual à Saúde da Mulher presencialmente e o Curso de Exercícios Miofuncionais na Modalidade Remota

A EGGEM ainda capacitou 303 servidores nos cursos de Pesquisa de Preços: Aspectos Legais e Operacionais; Processo para Encaminhamento e Análise de Processos de Despesas dos Órgãos e Entidades da Administração Municipal; Treinamento sobre a Lei Municipal Nº 6.644/2020, que trata da utilização de cartão corporativo para as despesas sujeitas ao regimento de  adiantamento; Oficina Prática do MaPR; Plataforma Mais Brasil: operacionalização  de convênios e contratos de repasse (SICONV); Gestão por Competência.

A programação regular da EGGEM é disponibilizada periodicamente a todos os servidores públicos municipais, com inscrições são online, através do  link: https://escola.eggem.net/.

Sobre a criação da EGGEM

A Escola de Governo e Gestão Municipal - EGGEM foi criada pela Lei Municipal nº 4.497/2005, reorganizada pela Lei Municipal nº 4.879/2007 e compõe a estrutura da SEPLAN. Os programas de capacitação desenvolvidos pela EGGEM são realizados de forma integrada com os demais órgãos da administração municipal, buscam a formação de um novo perfil profissional do servidor público, com liderança, criatividade, bom relacionamento interpessoal, disposição para aprender, e competências técnicas atreladas à competência ética, de acordo com as suas linhas de atuação.