Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide anuncia abertura das inscrições do concurso nos 33 anos da Guarda Municipal de São Luís

06/07/2022 20h33 - Atualizada em 20/07/2022 19h33

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta quarta-feira (6), do aniversário de 33 anos da Guarda Municipal de São Luís. Durante a cerimônia, realizada na Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), bairro Alemanha, o prefeito lembrou da importância da categoria, que tem recebido investimentos desde o início da sua gestão e destacou o concurso público com 111 vagas, que já está com inscrições abertas. Os 15 anos da Defesa Civil, também foram comemorados no evento.

“Hoje, no dia 6 de julho, aniversário da nossa Guarda Municipal, começamos as inscrições do concurso para a categoria. A nossa Guarda Municipal está em todos os lugares. Quero destacar a atuação desses homens e mulheres na campanha de vacinação, nos terminais de integração, hospitais, praças, praias, e eu tenho orgulho dos profissionais tão competentes e com tanta vontade de servir a população garantindo toda segurança necessária. Aqui também a Defesa Civil, completando 15 anos a quem eu quero destacar o trabalho de atualização e mapeamento de todas as áreas de risco da cidade e que já está para ser votado na Câmara Municipal no novo Plano Diretor. Enquanto gestor de São Luís, cidade só tenho a agradecer a todos os nossos guardas municipais e agentes da Defesa Civil, pelo trabalho e trajetória incansáveis”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O concurso da Guarda foi anunciado pelo prefeito logo no início da gestão e vai reforçar o efetivo na capital. O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso, enalteceu o compromisso do prefeito na melhor prestação de serviço ao cidadão ludovicense e as ações de melhoria implementadas na Guarda Municipal.

“O prefeito Eduardo Braide tem cumprido as promessas que fez aos integrantes dessas duas instituições. Em menos de dois anos de gestão, já fez o destravamento das promoções, liberação de recursos para a compra dos coletes balísticos, a contratação dos bombeiros civis que tem ajudado muito a Defesa Civil e a Guarda Municipal, aquisição de pistolas que reforçam a segurança, renovação da frota com veículos caracterizados e o lançamento do concurso da Guarda Municipal, que vai possibilitar a oxigenação e melhor ação do nosso pessoal, além dos cursos e qualificações destes profissionais, mantendo o quadro capacitado e preparado”, explicou o titular da Semusc.

O comandante da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), Reginaldo Sampaio, lembrou que o sonho de um concurso para a categoria já se arrastava há anos e exaltou o modelo de gestão do Prefeito Eduardo Braide em fazer com que as forças de segurança trabalhem em conjunto, garantindo uma segurança municipal conjunta.

“É com muita emoção que agradeço o prefeito pelo empenho com a Guarda Municipal, porque viemos de gestões que deixaram nossa classe no esquecimento. O prefeito tem se empenhado de forma muito efetiva, e cumpriu uma das maiores promessas que os guardas municipais sempre anseiam há anos, que são as vagas do concurso para aumentar nosso quadro efetivo. Este concurso vai fazer com que a instituição cresça e isso repercute de forma muito positiva o nosso trabalho. E essa parceria e integração com todos os órgãos também foi muito notório fazendo com que a Guarda e a segurança da cidade caminhe de forma conjunta, acelerada e positiva”, disse o comandante.

15 anos da Defesa Civil

Fundada em 19 de julho de 2007, a Defesa Civil comemorou antecipadamente o aniversário de 15 anos da Instituição. O superintendente Alessandro Nogueira Costa, agradeceu o apoio da prefeitura em todo o trabalho desenvolvido na corporação. “

Agradeço ao prefeito Eduardo Braide que tem investido e se dedicado para dar melhores condições de trabalho tanto da Defesa Civil como para toda Semusc e a transformação e melhoria vem ao longo do tempo e percebemos que este é o momento de mudança por meio do nosso gestor maior. Só este ano atendemos mais de 300 ocorrências e nenhuma ocorrência foi deixada sem resposta, graças ao trabalho ostensivo da Defesa Civil”, garantiu o superintendente.

Também participaram da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais Caroline Salgado (Semed), Saulo Santos (Setur), Marcos Afonso (Semusc), Felipe Falcão (Semit), Liviomar Macatrão (Semapa); o controlador-geral, Sérgio Mota; o superintendente da Polícia Federal do Maranhão, delegado André Oliveira; o representante da Delegacia Geral da Polícia Civil, delegado Lúcio Reis, representante da Polícia Militar, Coronel Carvalho; além de convidados e outras autoridades, estaduais, municipais e eclesiásticas.

Concurso para 111 vagas da Guarda Municipal

O concurso da Guarda Municipal está oferecendo 111 vagas. As inscrições tiveram início nesta quarta-feira (6), e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de São Luís ( até o dia 19 de agosto de 2022. Com a medida, a Prefeitura de São Luís vai fortalecer ainda mais a segurança municipal, reforçando os trabalhos na prevenção e repressão de crimes contra seus bens, serviços e instalações, além de resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo municipal tem se feito presente desde o início da gestão, nos terminais de integração e diversos pontos da capital maranhense.