Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís promove Dia D de vacinação contra gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde

13/04/2023 14h59 - Atualizada em 01/05/2023 15h27

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza neste sábado (15), o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na capital. Todas as Unidades Básicas de Saúde vão funcionar das 8h às 17h para a vacinação dos grupos prioritários. Além disso, o São Luís Shopping terá um posto de vacinação, das 10h às 17h.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que a imunização contra a gripe previne complicações da doença. “A gripe é causada pelo vírus da Influenza, e alguns casos apresentam complicações graves que podem levar a internação hospitalar, por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção que protege contra formas severas da doença e contribui para a redução da circulação do vírus”, frisa.

A campanha de vacinação contra a gripe está sendo realizada nacionalmente, mas em São Luís foi iniciada no dia 4 de abril e vai até 31 de maio, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, nos grupos prioritários estão crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, profissionais das forças de segurança e de salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

A vacina contra a gripe é anual, mesmo pessoas que tomaram a dose no ano passado devem se vacinar novamente este ano, mas é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina. O imunizante que está sendo aplicado na campanha protege contra três cepas do vírus influenza.