Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís realiza ação de conscientização e mobilização de combate às arboviroses 

14/12/2022 17h53 - Atualizada em 30/12/2022 12h36
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta quarta-feira (14), na Praça Deodoro, o Dia D da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti. A ação teve como principal objetivo aumentar o engajamento da população na adoção de condutas que evitem a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses. 

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, destacou que a Prefeitura tem intensificado o controle vetorial, mas a participação da população é fundamental. “A proliferação da dengue e outras arboviroses está diretamente ligada aos criadouros domésticos do mosquito, e com a chegada do período chuvoso, devemos ficar em alerta para evitar o aumento de casos. Por isso, precisamos reforçar as ações individuais de prevenção”, afirmou.

A ação foi desenvolvida em parceria com as secretarias de saúde do Estado e dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar e contou com o oferecimento de serviços como orientação da população sobre medidas de combate ao Aedes Aegypti, ações educativas em saúde sobre arboviroses; rota do carro porta-trecos para recolhimento de materiais sem utilidade que podem ser criadouros do mosquito; caminhada dos agentes de endemias, além de testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

A coordenadora estadual do Programa de Combate às Arboviroses, Joseneide Matos, ressaltou a relevância de ações intersetoriais para a campanha. “Essa integração entre o Estado e municípios é de suma importância, pois quem ganha é a população. É necessário que todos se conscientizem sobre a corresponsabilidade que têm em relação ao combate ao Aedes Aegypti, e essa ação vem para reforçar o trabalho realizado pelos municípios e Secretaria de Estado (SES)”, disse. 

Desde o início da semana, os agentes comunitários e de endemias e equipes de educação em saúde da Semus estão realizando em toda a cidade ações de conscientização, visitas domiciliares para inspeção, identificação de focos e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, recolhimento de pneus e garrafas PET e borrifação em pontos estratégicos.

De acordo com os dados da Semus, de janeiro a outubro deste ano, foram realizadas 1.047.272 visitas domiciliares e 2.263 vistorias a pontos estratégicos, totalizando 224.453 depósitos tratados, entre outras atividades específicas. 

Saiba mais
Principais medidas de combate às arboviroses
● No período chuvoso, não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes;
● Manter caixas d’água, tonéis e recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão);
● Eliminar objetos que acumulam água, como potes, latas e garrafas vazias;
● Colocar o lixo bem acondicionado em sacos plásticos e manter lixeiras bem fechadas;
● Eliminar pratos de vaso de planta ou encher de areia, até a borda;
● Descartar pneus usados.